Museu Virtual do

Laboratório Nacional de Astrofísica

O Museu Virtual do LNA é o resultado de uma colaboração entre o Laboratório Nacional de Astrofísica e o Museu de Astronomia e Ciências Afins, duas unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Sua missão é:


"Registrar e difundir amplamente o acervo de instrumentos científicos e documentos históricos que testemunhem sobre a criação e desenvolvimento do Laboratório Nacional de Astrofísica, assim como o uso desse acervo ao longo do tempo, como reflexo da evolução nos métodos de coleta de dados astronômicos a partir das últimas décadas do século XX e impulso para a solidificação das bases da astronomia profissional no Brasil". 


Ficha técnica 

Presidente da República 

Dilma Vana Roussef

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação 

Aldo Rebelo 

Diretor do LNA 

Bruno Vaz Castilho de Souza 

Diretora do MAST 

Heloisa Maria Bertol Domingues 

Coordenador de Museologia do MAST 

Marcus Granato 

Equipe de levantamento do acervo 

Cláudia Penha dos Santos (CMU/MAST) 

Kátia Bello (CMU/MAST)

Maria Lúcia N.M. Loureiro (CMU/MAST) 

Tânia Dominici (MCTI)

Zenilda Brasil (CMU/MAST - FCRB)

Textos

Tânia Dominici (MCTI) 

Equipe de divulgação e atualização de conteúdoa definir 

Webdesign inicial - Tânia Dominici 


Parte do conteúdo histórico destas páginas foi baseado no livro institucional do Laboratório Nacional de Astrofísica, a ser lançado em breve como resultado de um projeto liderado pela Dra. Christina Barboza (CHC/MAST).


E se eu quiser visitar o acervo de instrumentos científicos do LNA?

Neste momento, o LNA não possui um local para expor publicamente o seu acervo. Por isso a opção de criar uma página na internet visando a sua divulgação.  No entanto, caso deseje visitar ou obter mais informações sobre os objetos, para fim de pesquisas ou empréstimos para exposições, entre em contato. Parte do acervo está organizado em uma reserva técnica criada na sede do LNA, em Itajubá, enquanto equipamentos de maiores dimensões permanecem no Observatório do Pico dos Dias.


Agradecimentos 

A equipe do projeto agradece a todos os colaboradores do LNA e membros da comunidade científica brasileira que ajudaram para a identificação e reconstrução da história deste acervo. Em particular, agradecemos ao Geraldo Machado, técnico do OPD, por guiar a equipe do MAST nas dependências do observatório, compartilhando histórias e seu conhecimento sobre os objetos identificados como parte do acervo.


Imagens da capa




Imagem da Nebulosa de Carinae, obtida e processada por Rodrigo Campos (LNA/MCTI) no Observatório do Pico dos Dias.









 


Comparador de placas fotográficas Carl Zeiss que pertencia ao LNA e foi incorporado ao acervo do MAST. Crédito da Imagem: Jaime Acioly.






 

Vista aérea do Observatório do Pico dos Dias no início de suas operações, na década de 1980. Acervo do LNA, autoria desconhecida.






 Página principal   

© 2015, LNA-MAST, All Rights Reserved.