Museu Virtual do

Laboratório Nacional de Astrofísica


Em 2011, o LNA firmou um Acordo de Cooperação Técnica e Científica com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI) com o objetivo de desenvolver trabalhos de preservação da memória institucional. 

O MAST, assim como o LNA, é uma unidade de pesquisa vinculada ao MCTI. Sua sede localiza-se no Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro. A missão institucional do MAST é “Ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico por meio da pesquisa, preservação de acervos, divulgação e história da ciência e da tecnologia no Brasil”. 

Referência internacional na área de museus de ciência e tecnologia e possuindo o maior acervo desta tipologia na América Latina, o MAST promove cursos de Mestrado e Doutorado em Museologia e Patrimônio, em parceria com a UNIRIO, além de um Mestrado Profissional em preservação de acervos de Ciência e Tecnologia


 Museu de Astronomia e Ciências Afins, no Rio de Janeiro.


Um dos projetos presentes no acordo entre essas duas unidades de pesquisa do MCTI envolve a identificação, documentação e conservação das peças de valor histórico do LNA e a criação deste Museu Virtual. É importante ressaltar que o registro e pesquisa sobre o acervo devem ser atividades de colaboração contínua entre o LNA e o MAST, fomentando a produção e ampliação de conteúdo para o Museu Virtual ao longo dos anos. O segundo projeto propõe a elaboração de um livro sobre a história do LNA, que está em processo de impressão neste momento e tem como coordenadora Christina Helena da Motta Barboza (MAST). 

Além desses dois projetos, durante as visitas técnicas da equipe do MAST à Itajubá e Brasópolis surgiu a ideia de trazer para a região as exposições itinerantes com temáticas históricas e/ou científicas do portfólio do museu. Assim, entre 2012 e 2014 quatro exposições foram oferecidas à população do Sul de Minas:


  

  

Imagens de algumas das exposições montadas em Itajubá. De baixo para cima: "Luiz Cruls, um cientista a serviço do Brasil"; "Passo a passo, salto a salto, voo a voo: o cientista Santos-Dumont" e "Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas".



 Página principal 

© 2015, LNA-MAST, All Rights Reserved.