VISITAS
 
Observatório do Pico dos Dias

Observatório do Pico dos Dias

Telescópio Perkin-Elmer de 1,6 m de diâmetro
Intruções para agendamento de visitas :

       Existiam dois tipos de visitas ao Observatório do Pico dos Dias (OPD):


       a) Nos fins de semana  -  ATENÇÃO!

A Prefeitura de Brazópolis havia suspendido  temporariamente a visitação aos sábados, mas novo monitor está em treinamento. Agendamentos com a Sra. Rosaura pelo telefone (35) 3641-1555.

A partir do segundo semestre de 2016,o LNA oferece  algumas visitas aos fins de semana e no mês de julho, EM CARÁTER EXPERIMENTAL. No momento, por motivo de troca de estagiários, ainda não há cronograma deste tipo de visitação. No entanto, para conhecer as regras destas visitas excepcionais, por favor, contacte o Sr. Marcos Ribeiro via e-mail: mribeiro@lna.br.


    b) Em dias úteis - segundo calendário fornecido pela equipe técnica do Observatório a cada semestre. O período de visita é das 14:00 às 16:00. Sugere-se chegar no portão do OPD (na montanha) por volta das 13:30 - 13:40 h para a visita ter o início previsto. Um monitor acompanha os visitantes e oferece palestra sobre a instituição e um tema de Astronomia, mostra os instrumentos e telescópios, e responde a perguntas. Se a Lua estiver acima do horizonte nessa tarde e se não estiver nublado, *poderá* ser observada com o auxílio de um dos telescópios. Embora esse tipo de visita seja voltado sobretudo para escolas e grupos maiores, permite-se a subida de até 5 (cinco) visitantes avulsos - sempre mediante agendamento prévio.

       Os visitantes deverão chegar ao OPD em veículo próprio e agendar a visita com antecedência com o Sr. Marcos Ribeiro pelo e-mail: mribeiro@lna.br ou, por último, no telefone (35)3629-8227, mas é bastante provável que ele esteja atendendo visitas no Observatório, por isso recomenda-se fortemente contato por e-mail. Gratos!

       Somente é permitida a subida de um ônibus por dia de visita, o que eqüivale a cerca de 45-50 pessoas por dia. Por favor, não insista: trata-se de uma medida de segurança e garantia de bom atendimento!



    NOTA: As visitas ficam suspensas de Novembro a Fevereiro por motivo de segurança, devido à estação das chuvas e à precariedade da estrada que dá acesso ao campus do OPD. As visitas no mês de outubro estão sujeitas ao cancelamento caso a estrada se torne intransitável.


        SOLICITAÇÃO: Por favor, sempre nos informem um número de  celular que não seja da escola porque imprevistos acontecem, e precisamos manter contato com os responsáveis a qualquer tempo. O mesmo vale para visitantes avulsos. Gratos!

Informações úteis :
  1. Todas as visitas devem deixar a montanha antes do pôr-de-sol, às 16:15 h, sem exceção. Em nenhuma hipótese há visitação noturna;
  2. O LNA não cobra taxa pela visitação;
  3. É possível fotografar e filmar em qualquer recinto do Observatório;
  4. O transporte é de inteira responsabilidade dos visitantes;
  5. Aconselha-se levar agasalho (não obrigatório);
  6. No caso de escolas, solicita-se que o lanche seja feito ao final da visita, dentro do ônibus. O lixo devidamento recolhido em sacos plásticos pode ser depositado na lixeira do OPD;
  7. É proibido jogar lixo na estrada e nos jardins;
  8. É proibido colher flores e/ou remover plantas e animais da reserva do OPD.

O que acontece durante a visita :
  1. Nos dias de visitação durante a semana, o OPD/LNA coloca à disposição pessoal científico/técnico qualificado para o acompanhamento e também material áudio-visual sobre Astronomia e o LNA;
  2. O responsável pelas visitas é a pesquisadora Mariângela de Oliveira-Abans. Telefone para contato: (35) 3629-8100; e-mail: mabans@lna.br
  3. No momento, o monitor das visitas é Sr. Marcos Ribeiro (mribeiro@lna.br) .
  4. Quando houver novo(a) estagiário(a), seu contato será atualizado nesta página.

 

Localização :

        O Observatório do Pico dos Dias  está localizado entre os municípios sul-mineiros de Brazópolis e Piranguçu, a 1.864m de altitude, 900m acima do nível médio da região, nas coordenadas geográficas:

Longitude: +45° 34' 57"
Latitude: -22° 32' 04"


        A 37 km de Itajubá, 300 km do Rio de Janeiro e 250 km de São Paulo, o acesso se faz por 12 km de estrada de terra a partir da rodovia MG295. Esta estrada dá acesso também ao Bairro de Bom Sucesso.

 


  Última atualização : 19/04/2017
  Contato: mabans@lna.br
  MCTI/LNA - Divulgação e Ensino- 2017
Document made with KompoZer

 
     

 

Clique aqui para ampliar!
Página Inicial
Novidades
Imprensa
Público
Ensino
Imagens
Visitas
Navegação
Sala de Imprensa
Press Releases
LNA na Mídia
Centro de Visitantes
Seminários no LNA
LNA na Mídia
Nossa Proposta
Professores e estudantes
Palestras em escolas
Mapa do Site
Home do LNA
Glossário
Links
Contatos
Página Inicial
Novidades
Imprensa
Público
Ensino
Imagens
Visitas
Navegação
Sala de Imprensa
Press Releases
Centro de Visitantes
Nossa Proposta
Professores e estudantes
Palestras em escolas
Quebra-cabeça de Observatórios
Quebra-cabeça de Galáxias
Quebra-cabeça de Estrelas
Quebra-cabeça de Nebulosas
Mapa do Site
Home do LNA
Glossário
Links
Contatos