next up previous
Next: Buscas por objetos ou Up: As ferramentas de busca Previous: As ferramentas de busca


A lista de nomes de objetos

A Página de Bem-vindo tem um link para uma página permitindo obter uma lista de objetos astronômicos para os quais o banco de dados contém observações. Leva a um formulário simples onde o usuário pode definir um string de busca. É importante que coringas (``wild cards'',*) sejam permitidos dentro do string. Caso o usuário deseja requerer, por exemplo, uma lista de todos os objetos contendo no nome da constelação Carina, ele pode definir como string de busca ``*CAR*'' (note que o banco de dados ignore espaços dentro dos nomes dos objetos e não distingue entre letras maiúsculas e minúsculas).

Submetendo o formulário, DaBIAS retornará uma lista de todos os objetos conhecidos pelo banco de dados que estão conforme com o string de busca. Mais uma vez trata-se de um formulário com um botão de rádio associado a cada nome. Selecionando um determinado nome e submetendo o formulário, uma busca para observações deste objeto será iniciado, podendo ser restringido em um dos telescópios e em espaço limitado de tempo.

A busca resultará em página listando todas as noites e telescópios com observações do objeto selecionado, junto com o número de imagems expostas. Trata-se da Lista de Observações (LO). Um objeto individual pode ser conhecido pelo DaBIAS sobre nomes diferentes (em casos extremos até quasi 100 nomes!). DaBIAS listará todas as observações do objeto selecionado, mesmo se o usuário na internet usou um outro nome para a busca do que foi definido pelo observador durante as observações. Por exemplo, uma busca por observações da estrela HR 3982 também fornecerá observações de HD 87901, de BD+122149, e de $\alpha$ Leonis porque todos estes nomes (entre muitos outros) designam a mesma estrela. Portanto uma lista de todos os nomes sobre os quais DaBIAS conheça a estrela precede o LO. Entre elas podem se encontrar nomes curiosos como (no caso de $\alpha$ Leo) HR 3982_670. Isso é devido ao hábito de alguns observadores definir strings como nomes de objetos durante as observações que contêm mais do que meramente o nome (no caso do exemplo o cumprimento de onda central do espectro obtido da estrela). Se recomenda abandonar este hábito que apresenta um problema para a integridade do banco de dados (veja capítulo 4)!

Selecionando uma determinada noite no LO o usuário pode requerer a LOI e em seguida a PAI, permitindo acesso as informações detalhadas sobre as observações.


next up previous
Next: Buscas por objetos ou Up: As ferramentas de busca Previous: As ferramentas de busca
Albert Bruch 2001-10-16