next up previous
Next: As ferramentas de busca Up: DaBIAS do ponto de Previous: DaBIAS do ponto de


Os links dos telescópios

Os links dos telescópios levam para as Páginas do Calendário. Como o nome sugere um calendário para o ano atual (mêses, dias) será mostrado. O banco de dados possue dados observacionais para aqueles dias que aparecem em vermelho nesta página, enquando para os dias mostado em preto dados não são disponíveis. As datas vermelhas apresentam links para páginas mais específicas sobre as observações daquela noite. As Páginas do Calendário também possuem links para outros anos com dados disponíveis.

Seguindo um link nas Páginas do Calendário leva o usuário a Página Somatória Noturna (PSN) que basicamente possue as seguintes informações: (1) O(s) nome(s) do(s) observador(es), (2) um pouco sobre a instrumentação usada durante a noite, (3) um somatório sobre imagens de calibração (bias, escuro, flat field), (4) a data quando os dados se tornam públicos, e (5) a informação mais essencial sobre os objetos astronômicos observados, a saber (a) o nome do objeto (como definido pelo observador), (b) as coordenadas equatoriais e (c) o número de exposições de cada objeto.

Tecnicamente, o PSN é um formulário. Cada objeto observado é associado com um botão de rádio. O usuário pode selecionar um objeto clicando no botão correspondente. Submetendo o formulário, usando o botão ``submit'', leve a Lista de Objeto Individual (LOI). Enquanto as páginas na hieraquia acima e até a PSN são presentes fisicamente no servidor do LNA, as páginas mais abaixo na hierarquia somente são geradas ao pedido do usuário para evitar a necessidade de manter literalmente centenas de milhares de arquivos no disco do servidor. Portanto, formulários são amplamente usados por DaBIAS, levando a execução de cgi-scripts sob demanda, e em torno gerando páginas específicas.

A LOI contém mais detalhes sobre cada exposição do objeto selecionado, a saber (1) o tempo universal da observação, (2) o ângulo horário, (3) a massa de ar, (4) o tempo de exposição, e (5) o filtro usado na observação. Mais uma vez, essa página tecnicamente é um formulário. O usuário pode selecionar uma exposição particular, usando os botões de rádio, e depois submeter o formulário para obter uma página com a informação completa sobre a exposição.

Essa página chama-se Página do Arquivo Individual (PAI) porque se refere a um arquivo de imagem individual. Contém uma tabela com praticamente todas as palavras chaves e os valores associados encontrados no cabeçalho do arquivo FITS do imagem. Representa a informação máxima sobre uma determinada observação dentro do banco de dados.


next up previous
Next: As ferramentas de busca Up: DaBIAS do ponto de Previous: DaBIAS do ponto de
Albert Bruch 2001-10-16