next up previous
Next: DaBIAS do ponto de Up: A estrutura do banco Previous: A coleção de dados


O sistema DaBIAS

Toda a informação sobre o conteúdo do banco de dados do LNA, tanto quanto ferramentas de busca estão disponíveis na internet (http://www.lna.br/$\sim$databank/databank.html). Aqui será apresentado somente uma pequena introdução na funcionalidade do DaBIAS. Mais detalhes do ponto de vista de um usuário serão apresentados no próximo capítulo. As própras páginas do banco de dados na internet também contêm informações adicionais.

DaBIAS atualiza o web-site diariamente. Todas as informações entrando nas páginas do web são extraídas dos cabeçalhos dos arquivos de dados criados na noite anterior. Para cada telescópio e noite essas informações são guardadas nos chamados arquivos somatórios noturnos que apresentam o coração do DaBIAS. As páginas da internet, que são geradas automaticamente, se baseam sobre o conteúdo destes arquivos, tanto quanto as ferramentas de busca usam-nos para fornecer aos usuários as informações por eles solicitadas.

Apesar desta parte do banco de dados do LNA somente ter sido iniciado em 1999, ela foi estendida em seguida para os anos anteriores, usando as fitas de backup. Agora, BaBIAS é essencialmente completo, contendo todas as informações sobre os dados obtidos no OPD desde a introdução das câmaras CCD.


next up previous
Next: DaBIAS do ponto de Up: A estrutura do banco Previous: A coleção de dados
Albert Bruch 2001-10-16