next up previous
Next: O sistema DaBIAS Up: A estrutura do banco Previous: A estrutura do banco


A coleção de dados

Foi mencinonado acima que o desenvolvimento técnico torna rapidamente obsoleto os meios de armazenagem de dados. Isto certamente é o caso com fitas EXABYTE. Além disso, a estabilidade de meios magnéticos por prazos de tempo prolongados não é garantida. No LNA já se nota problemas na leitura das fitas mais antigas. Portanto, recentemente o hábito de gravar cópias dos dados astronômicos em fitas EXABYTE foi abandonado no OPD. Em vez disso um novo sistema foi instalado cujo tempo de vida espera-se maior: Os dados são gravados em CDs como meio de armazenagem confiável e barato. Em constraste do sistema antigo, enquanto dados de todos os telescópios eram gravados na mesma fita, estes agora são separados. Portanto, existem três conjuntos de CDs, um para cada telescópio do OPD.

O novo sistema também visa a racionalizar o processo: Enquanto antigamente a gravação de dados apresentava uma carga de trabalho não desprezível para os técnicos no OPD, o novo sistema simplifica o processo significativamente. A dia os dados da noite anterior são copiados automaticamente para um outro disco rígido (tal que o processo subsequente não interfira de maneira alguma com aquilo que o observador possa querer fazer com os dados). Depois são comprimidos. Arquivos com ``lixo'' (mas não com dados de teste!) são rejeitados. O mesmo se aplique a noites inteiras durante as quais nenhuma observação de um objeto astronômico foi realizado (mas para quais pode ter imagems do bias, escuro ou flat field). Em geral um CD tem capacidade suficiente para acomodar os dados de várias noites. Somente quando o sistema automático percebe que a quantidade de dados colecionada por um dos telescópios é suficiente para encher um CD, manda um mail para o operador que atualmente grava o CD. Simultaneamente o sistema imprime a capa do CD que contém informações tais como as noites correspondentes aos dados, a quantidade de dados de cada noite, e os nomes dos observadores.

Para assegurar que os dados velhos não serão perdidos devido a deterioramento das fitas EXABYTE, todos eles atualmente estão sendo transferidos para CD, usando um sistema semi-automático semelhante aquele descrito acima. Esta tarefa será concluída no tempo da impressão deste texto. Espera-se que desta maneira o arquivo de dados do LNA esteja seguro para um futuro previsível.


next up previous
Next: O sistema DaBIAS Up: A estrutura do banco Previous: A estrutura do banco
Albert Bruch 2001-10-16