next up previous
Next: Perspectiva Up: bolsab Previous: Solicitação de dados


A interação entre o observador e o banco de dados

Como foi dito brevemente no capítulo 1 os diversos hábitos dos numerosos observadores trabalhando num observatório terrestre interagem fortemente com o banco de dados. Em vista da necessidade prática para automatizar o mais possível os procedimentos da atualização constante, a integridade e o desempenho seguro do banco de dados somente serão garantidos atravéz da colaboração dos observadores.

Em um esforço para achar um equilíbrio entre as necessidades do banco de dados do LNA e o desejo de permitir um máximo de liberdade ao observador para executar as observações segundo suas preferências, solicitamos ao observador seguir algumas regras simples. Acredita-se que estas não apresentam restições fortes. Mas são fundamentais para o funcionamento automático do software do banco de dados. No texto seguinte presume-se que o leitor está familiarizado com os procedimentos gerais de observações no OPD, em particular com a rotina de aquisição de dados OPDPIX.

Solicitamos a todos os observadores a gentileza de obedecer estas regras simples para o benefício da funcionabilidade do banco de dados do LNA!


next up previous
Next: Perspectiva Up: bolsab Previous: Solicitação de dados
Albert Bruch 2001-10-16