next up previous
Next: A interação entre o Up: DaBIAS do ponto de Previous: Busca por palavras chaves


Solicitação de dados

Em razão das considerações no capítulo 1, um banco de dados astronômicos ganha importância através do uso dos dados em épocas futuras. Portanto, um potencial usuário deve ter acesso aos dados. Devido a inviabilidade de oferecer todos os dados ``on-line'' para tranferência via internet (veja capítulo 2) DaBIAS contém um Formulário para Solicitar Dados (FSD).

Antes de solicitar dados pela primeira vez o usuário deve se cadastrar. Para isso, o FSD tem um link para um formulário de cadastramento. Após o preenchimento e envio, o novo usuário receberá um e-mail do gerente do bando de dados (normalmente dentro de um ou dois dias), com seu código pessoal de acesso.

O FSD requer que o usuário indica seu nome de família (como definido na cadastração) e seu código de acesso. O FSD só pode ser submetido com sucesso se estas informações estiverem coretas! Por razões logísticas não é possível solicitar arquivos de dados individuais. Só se pode pedir todos os dados de uma determinada noite e telescópio. Em cada submissão do FSD o usuário pode solicitar dados de cinco diferentes noites/telescópios. Caso ele precise mais dados, deve submeter pedidos múltiplos.

Já que o observador goza de direitos exclusivos nos dados do OPD por um tempo de 24 meses (ou mais se for pedido na aplicação de tempo de telescópio e concedido pela Comissão de Programas), DaBIAS verifica se existem dados para as noites solicitadas e se o prazo de proteção venceu. Depois DaBIAS informará o usuário sobre o estado da solicitação que pode ser ou (1) ``os dados são disponíveis'', ou (2) ``não existem dados da noite solicitada'', ou (3) ``os dados da noite solicitada ainda não estão liberados''. Evidentemente, o usuário só ganhará acesso aos dados no primeiro destes casos.

O usuário pode escolher entre três maneiras de receber os dados: (1) Os dados podem ser disponibilizados num servidor FTP. O gerente do banco de dados informará o usuário por e-mail quando os dados estiverem prontos para serem transferidos. O usuário deve considerar a viabilidade desta opção uma vez que a quantidade total pode atingir centenas de megabytes. Caso ele esteja interessado somente em um número limitado de arquivos de dados da noite, a transferência via FPT talvéz é a opção mais adequada. (2) Os dados são copiados em uma fita EXABYTE ou DAT e enviados por correio normal. Considerando os custos elevados das fitas o usuário deve mandar a fita para o gerente do banco de dados. (3) Alternativamente, o usuário pode solicitar uma cópia dos dados em CDs. Se a quantidade de CDs necessários não forem muitos o serviço não será cobrado.


next up previous
Next: A interação entre o Up: DaBIAS do ponto de Previous: Busca por palavras chaves
Albert Bruch 2001-10-16