next up previous
Next: Solicitação de dados Up: As ferramentas de busca Previous: Buscas por objetos ou


Busca por palavras chaves

Outra maneira para efeituar buscas no banco de dados é uma busca por palavras chaves, permitindo acesso a dados obtidos por exemplo com um determinado instrumento ou dentro de uma região limitada de massa de ar. Um link na Página de Bemvindo leva para um formulário estuturado em três partes:

  1. Palavras chaves do tipo caracter (por exemplo: ``observer'', ``instrument'', ``detector'', etc.): Cada palavra chave tem um botão de rádio e um campo de texto associado.

    Caso o usuário conheca o valor exato da palavra chave em qual está interessado (por exemplo o instrumento ``ESPCASS'') pode preencher o campo de texto associado com a palavra chave (``Instrument'') com este valor (''ESPCASS''). Submetendo o fomulário uma LO com todas as observações será retornado que contém o valor indicado da palavra chave selecionada. Essa página permite acesso a LOI e PAI. Não precisa selecionar o botão de rádio associado a palavra chave porque a entrada em um dos campos de texto elimina a função dos botões de rádio. Caso mais de um campo de texto foi preenchido, todos, menos o primeiro, serão desprezados.

    Do outro lado, caso o usuário desconheça o valor exato da palavra chave, pode usar o botão de radio para selecioná-la. A submissão do formulário, DaBIAS retornará uma lista com todos os valores possíveis desta palavra chave. Selecionando um do ítens nesta lista leve ao corespondente LO.

    Uma anotação a respeito da palavra chave ``Observer'': Para um determinado observador DaBIAS normalmente conhece várias maneiras para escrever o nome. Portanto, não faz diferença se o usuário procure por exemplo pelo observador ``F. Tal'' ou ``Fulano Tal''. Em ambos os casos DaBIAS retornará todas as observações obtidas por ``Fulano de Tal''.

  2. Palavras chaves do tipo real ou integral (por exemplo: ``hour angle'', ``exposure time'', ``airmass'' etc.): Existem dois campos de texto associados a cada palavra chave. O usuário pode definir uma faixa de valores para a palavra chave, preenchendo os campos com os limites inferiores e superiores da faixa. Submetendo o formulário DaBIAS retornará uma LO com todas as observações com valores da palavra chave selecionada dentro da faixa indicada pelo usuário. Caso somente um dos campos de texto for preenchido, DaBIAS monstrará somente aquelas observações contendo exatamente o valor indicado da palavra chave. Evidentemente essa opção tem mais utilidade para palavras chaves do tipo integral do que real!

  3. Pode-se restringir a busca em somente um dos telescópios do OPD e em uma certa faixa de tempo. Dependendo da palavra chave selecionada a busca em todo o banco de dados pode demorar bastante tempo e resultar em uma lista muito longa. Portanto aconselha-se sempre restringir a busca o máximo possível.


next up previous
Next: Solicitação de dados Up: As ferramentas de busca Previous: Buscas por objetos ou
Albert Bruch 2001-10-16