Última atualização:
18/11/2014





home


Oportunidade Científica no Projeto SPIRou



    Convidamos os membros da comunidade astronômica brasileira que tiverem interesse no envolvimento científico no Legacy Survey do instrumento SPIRou a enviar uma carta de intenção de sua participação. A carta deve ter no máximo 3 páginas, contendo uma breve apresentação do proponente e uma justificativa científica para sua participação no projeto. A carta deve ser enviada para o endereço spirou@lna.br até o dia 10 de dezembro de 2014 (prazo estendido).

    Para mais informações sobre o Legacy Survey do SPIRou acesse o endereço: http://spirou.irap.omp.eu/Observations/The-SPIRou-Legacy-Survey

    O SPIRou é um espectro-polarímetro de dispersão cruzada de alta-resolução (R~75K) que cobrirá toda a região do infravermelho próximo, ou seja, comprimentos de onda desde 0,98 até 2,35 microns, e será instalado no telescópio de 3,6 m do CFHT. O espectrógrafo, alimentado por fibras, será instalado dentro de uma câmara criogênica com controle térmico e estabilidade da ordem de 1 mili-Kelvin. A estabilidade do SPIRou juntamente com fontes de calibração simultânea, possibilitará sua utilização como um velocímetro de alta precisão (~1 m/s) otimizado para a detecção de planetas habitáveis parecidos com a Terra, em órbita de estrelas anãs vermelhas próximas. O SPIRou no modo polarimétrico será também um instrumento único capaz de obter espectros de polarização  (Stokes Q, U e V) de regiões internas de formação estelar, estrelas jovens e sistemas planetários em formação.

    O SPIRou é um projeto de colaboração internacional liderado pela França que envolve, além do CFHT, os seguintes países: Canadá, Suíça, Brasil, Taiwan e Portugal. O SPIRou começou a ser construído em 2014 e sua integração completa será feita em 2016 nos laboratórios de Toulouse, na França, e em 2017 está programada a primeira luz desse instrumento.

Informações adicionais sobre o projeto em http://www.lna.br/cfht/SPIRou.html