Última atualização:
05/12/2014

Home


Informações para os usuários

O sítio do telescópio


O telescópio

Instrumentos

Escritório Nacional

Galeria de Imagens

Links

 

Comentários e
sugestões:
webmast@lna.br


Concurso de Astronomia para Estudantes - 2014

Escolha um Objeto Astronômico para ser observado com o Telescópio SOAR

Estudantes brasileiros do Ensino Médio e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental podem indicar um objeto astronômico interessante para ser observado com o Telescópio SOAR, com base no interesse científico e no apelo visual do objeto.

O procedimento é escolher um objeto celeste que se encaixe nas restrições descritas nas regras do concurso e escrever uma justificativa sobre a escolha do objeto. 


Sobre o concurso

O concurso premia os estudantes brasileiros autores das melhores propostas com uma imagem digital de alta resolução do objeto astronômico indicado, feita com o Telescópio SOAR por astrônomos profissionais (ver as condições deste prêmio no item 5.1 abaixo).  As escolas dos estudantes vencedores receberão a visita de um astrônomo do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), que irá proferir uma palestra sobre o LNA e o Telescópio SOAR e sobre o objeto astronômico escolhido. 

Além disso, os estudantes do E.M. vencedores poderão participar de uma visita às instalações do Telescópio SOAR localizado nas montanhas do Chile, e os estudantes do E.F.II vencedores poderão participar de uma visita às instalações do LNA em Itajubá, MG, e do Observatório do Pico dos Dias em Brazópolis, MG, promovidas pela organização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) - (ver as condições desta visita no item 5.2 abaixo).

O Telescópio SOAR (SOuthern Astrophysical Research Telescope) tem abertura de 4,2 metros e foi projetado para produzir imagens de qualidade melhor que as de qualquer outro observatório do mundo em sua categoria. Está situado em Cerro Pachón, uma montanha dos Andes Chilenos com altitude de 2.700 metros acima do nível do mar. Foi financiado por um consórcio entre o Brasil (representado pelo MCTI), o National Optical Astronomy Observatory (NOAO), a Universidade da Carolina do Norte (UNC) e a Universidade Estadual de Michigan (MSU). Mais informações na página web do SOAR.

O Brasil é o parceiro majoritário, com direito a 31% do tempo de observação. O Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI) é escritório brasileiro do Telescópio SOAR, sendo responsável pelo gerenciamento do acesso dos astrônomos brasileiros ao SOAR e pelas operações científicas do tempo brasileiro.

O instrumento que será usado para fazer a imagem digital do objeto astronômico da proposta vencedora é o espectrógrafo e imageador Goodman. Para maiores informações sobre este instrumento acesse a página web do “Goodman High Throughput Spectrograph”.

Esta é a segunda edição do concurso, tendo sido a primeira realizada em 2013 - vejam mais informações sobre a primeira edição em Concurso 2013 e em especial, o Resultado do Concurso 2013. 

Este concurso está sendo promovido pelo LNA/MCTI e pela OBA, com apoio da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).  

 

c

Baixe o cartaz do concurso: Formato A3 - Formato A4