Atualizado:
10/09/2014

  

Home LNA


 
Home NSO/NTAC

PROJETOS DE LONGO PRAZO

Regras e informações gerais

A Comissão Brasileira de Programas do SOAR, em reunião ocorrida nos dias 23 e 24 de Novembro de 2011, discutiu a necessidade de implementar, dento da sua chamada regular de pedidos de observação, a modalidade de projetos de Longo Prazo (LP). Esta nova modalidade, já implantada com sucesso nos principais observatórios do mundo, tem como objetivo garantir tempo de observação a programas científicos que se estendam além de dois semestres consecutivos e que visem contribuir significativamente a uma questão científica de interesse geral. Outra motivação para criar esta categoria é colocar regras a propostas que atualmente são reapresentadas durante vários semestres e não têm limite definido para sua finalização.

O status de longo prazo seria concedido a propostas que o solicitem e que cumpram os dois principais requisitos:

  • O resultado científico não pode ser alcançado sem a alocação do tempo total solicitado.
  • A duração total do projeto é maior que dois e menor que seis semestres.

Um Projeto de LP não precisaria ser reapresentado nos semestres nos quais esse status foi concedido, mas só teria o tempo garantido nos semestres seguintes mediante a apresentação de um relatório descrevendo o estado/andamento do programa e a aprovação do mesmo pela CBPSOAR. Uma eventual solicitação de renovação de projeto de LP também demanda a apresentação de um relatório descrevendo os resultados do programa e a justificativa de porque mais tempo é necessário.

A soma total do tempo alocado aos projetos de LP não pode ultrapassar 10 noites / semestre.

A CBPSOAR avaliará os programas de longo-prazo separadamente dos projetos normais. Um projeto de longo-prazo que não obtenha tempo não pode ser transformado pela CBPSOAR em programa regular. O modo de execução é o clássico/remoto. Ainda, pela sua relevância, o número de pareceristas será maior que o dos projetos normais. Atualmente, cada projeto submetido à CBPSOAR é avaliado por três astrônomos, entre ad-hocs e membros da Comissão de Programas.

Para um projeto ser considerado de longo-prazo, o pesquisador deve selecionar a opção "yes" à pergunta: "Do you want long-term status?" no formulário de solicitação de tempo do SOAR. Ainda, para esse tipo de propostas o usuário dispõe de 3 páginas de texto na justificativa científica e de duas na justificativa técnica. O prazo de submissão é o mesmo que para propostas normais. Projetos de longo-prazo não se aplicam para o Telescópio Blanco 4m do CTIO dentro do acordo de troca de tempo SOAR-Brasil/NOAO.

É importante salientar que usuários com propostas cuja previsão de duração é de vários semestres não estão obrigados a solicitar o status de longo-prazo. Contudo, a proposta deverá ser reapresentada e julgada pela CBPSOAR a cada semestre. A concessão de tempo em um semestre dado não garante a obtenção de tempo nos semestres posteriores para a mesma proposta.

Atenciosamente,

Alberto Rodríguez Ardila
Gerente Nacional do Telescópio SOAR.