Atualizado:
18/03/2013

  

Home LNA


 
Home NSO

Instruções para Submissão de Propostas de Observação para o Telescópio SOAR e o Telescópio Blanco-4m do CTIO.


Os pedidos de tempo para observação com o SOAR e o Blanco-4m do CTIO no semestre 2013B deverão ser realizados através do formulário abaixo e estarão disponíveis a partir do 20 de março de 2013. Para o seu correto funcionamento, é necessário ter instalado o FlashPlayer versão 10 ou mais recente (Ajuda para instalação no Linux). O formulário foi testado previamente em Windows XP, e nas distribuições LINUX Fedora Core 14 e Ubuntu 12.10. Para acessá-lo, o pesquisador deverá possuir um nome de usuário e uma senha. Se você submeteu propostas durante os últimos semestres, o nome de usuário e senha são os mesmos. Caso contrário é necessário se cadastrar previamente.


Acesso ao Formulário de Propostas para o SOAR e Blanco-4m



O formulário para pedidos de tempo no telescópio Blanco-4m do CTIO é válido apenas para propostas no âmbito do intercâmbio de tempo Brasil-NOAO. Para 2013B, até um máximo de 5 noites estarão disponíveis. Nos termos do acordo, o número efetivo de noites que serão trocadas depende da demanda das partes. O LNA não se responsabiliza pela atualização das informações relativas aos instrumentos oferecidos no Blanco-CTIO.

Destaques

  • Dicas úteis sobre estratégias de observação necessárias para produzir um pedido bem sucedido podem ser encontradas na página do SOAR do LNA.
  • O Modo de Óptica Adaptativa do SOAR (SAM) está sendo oferecido em 2013B no modo de risco compartilhado. O SAM é um sistema óptico de guiagem a laser que melhora o seeing natural, permitindo a obtenção de imagens nos filtros BVRI e Halpha com resolução espacial de até 0.45" na banda R. Observações com esse instrumento poderão ser requisitadas apenas no modo clássico. Informações sobre as características e desempenho do SAM podem ser consultadas aqui.

  • Uma calculadora de tempo para o espectrógrafo Goodman foi desenvolvida pelos astrônomos residentes brasileros do SOAR. Usuários desse instrumento estão convidados a usá-la para o planejamento das observações e nos informar de qualquer sugestão que tiverem ou problema que encontrarem durante seu uso. Detalhes e instruções de uso da claculadora foram publicadas na edição número 20 do Boletim Eletrônico LNA em Dia.
  • Consulte o manual do espectrógrafo Goodman para obter informações recentes sobre esse instrumento e estratégias de observação assim como procedimentos de redução de dados.

  • Interessados em utilizar a câmera Spartan devem consultar a página do comissionamento com informações atualizadas sobre esse instrumento. Detalhes sobre o sistema de filtros estreitos ([FeII], HeI, HI, H2, CO e contínuos adjacentes) pode ser consultados aqui.
  • Informações sobre a configuração dos instrumentos ou detalhes técnicos dos mesmos podem também ser obtidos escrevendo para o suporte do SOAR (soar.suporte at lna.br).
  • O limite de accessibilidade dos alvos no SOAR durante o semestre A é 5 h < RA < 0 h. No semestre B é de 17 h < RA < 12 h. O limite em declinação para ambos os semestres é de -89 deg < DEC < +28 deg.

  • Volta à página de Usuários do SOAR

    Atualizado em 18 de março de 2013 por Alberto Rodríguez Ardila.