Última atualização:
24/02/2010

 

 

Home


Página do SOAR

 

Comentários e sugestões:
webmast@lna.br

Tempo de Diretor no Telescópio SOAR

Na sua reunião de 18 de junho de 2009 o Conselho Técnico-Científico do LNA decidiu reservar por semestre o equivalente de duas noites (17 horas) de tempo observacional brasileiro no Telescópio SOAR para projetos específicos, que não serão julgados pela Comissão de Programas mas pelo Diretor do Escritório Nacional do SOAR (Tempo de Diretor).

Para qualificar como Projeto de Tempo de Diretor o mesmo deverá se distinguir de projetos comuns (que continuarão a serem avaliados pela Comissão Nacional de Programas do SOAR) em um dos seguintes aspectos:

  1. O projeto deverá visar aproveitar uma oportunidade nova, não previsível na época da submissão de projetos normais (p.ex., dando seguimento a uma importante descoberta nova), com alto potencial de impacto. O projeto NÃO deverá se enquadrar dentro da política normal do SOAR para alvos de oportunidade.
  2. O projeto deverá ser de risco: a probabilidade de levar a resultados científicos poderá ser reduzido. Mas se o projeto for bem sucedido o impacto deverá ser elevado.

Em ambos os casos, a justificativa para o pedido de tempo deverá deixar muito claro porque o projeto se enquadra no esquema de Tempo de Diretor.

Para buscar subsídios para sua decisão sobre o pedido de tempo o Diretor do Escritório Nacional do SOAR poderá consultar perítos externos. Ele irá comunicar sua decisáo ao solicitante dentro de um prazo razoável, sem estar sujeito a um prazo máximo. Ele poderá justificar sua decisão mas não tem obrigação para isso.

Pedidos para Tempo de Diretor poderão ser submetidos a qualquer momento, independente das datas limites para a sumbissão de pedidos comuns, utilizando o formulário de pedidos de tempo específico. O tempo necessário para a execução do projeto não deverá ultrapassar 17 horas ou duas noites. O solicitante poderá optar para:

  • inclusão do projeto na fila. Nesse caso projetos aceitos entrarão na fila com altíssima prioridade.
  • excução do projeto em modo remoto ou clássico (favor notar que o LNA não irá arcar com as despesas de deslocamento até o SOAR). No caso, o tempo total solicitado deverá ser igual a um número integral de noites (uma ou duas noites). Se o projeto precisa de condições observacionais específicas (p.ex., um seeing muito bom; céu fotomêtrico) o proponente ainda deverá submeter um projeto de reserva que poderá ser executado sob condições menos favoráveis. O projeto de reserva não precisa ter as características de um pedido para Tempo de Diretor.

Na ausência de propostas dignas para Tempo de Diretor o tempo reservado será revertido para a fila normal. O tempo diretor NÃO se aplica ao tempo no observatório BLANCO.


FORMULÁRIO para pedidos de Tempo de Diretor.