Logo

O Laboratório Nacional de Astrofísica agradece a visita ao "Sistema Solar Itajubá" e informa àqueles que não tiveram oportunidade de visitá-lo que os totens estão na UNIFEI, próximos ao Espaço Interciências.

Sistema Solar Itajubá

O Sistema Solar é a nossa casa no universo. Conhecemos os planetas há muito tempo e enviamos sondas a vários deles. Ainda assim, entender o Sistema Solar e suas dimensões é uma tarefa difícil, pois sua escala de distâncias e tamanhos não cabe em nenhuma imagem de internet ou livro didático.

            sol

Como parte integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Laboratório Nacional de Astrofísica montou o “Sistema Solar em Itajubá”. O projeto tem como objetivo explicar aos estudantes de ensino fundamental e médio as escalas de tamanho e distâncias dos planetas e suas órbitas. Para isso, foi instalado um modelo do Sistema Solar em escala precisa tanto de tamanho dos planetas quanto das órbitas, utilizando a cidade de Itajubá como base.

O Sol e os 8 planetas estão colocados em locais da cidade na posição de sua órbita (veja as figuras abaixo).

 

Visitando todos os planetas, podemos ter a noção de nossa pequenez ante a imensidão do universo, mesmo em suas vizinhanças mais próximas.

Além disso, podemos imprimir um certificado de explorador do Sistema Solar se visitarmos todos os modelos dos planetas. Cada totem tem um código numérico.

  1. Anote o código dos planetas
  2. Acesse o site www.lna.br/sistemasolar
  3. Insira o código de cada planeta
  4. Imprima seu certificado de explorador do sistema solar.  

Boa caçada.

Comentários/Sugesões
    webmast@lna.br