home

Dicas sobre a CamIV



Instrumentos e Detetores

CAMIV

M8: berçário de estrelas

Paschen beta
em Eta Carinae


Imagens de Centaurus A
em  J e H


Eclipse em V2051 Oph.

Imagens do quasar
PDS 456


Objetos estelares jovens

Informações p/ o usuário

Lista de standards 2MASS (22/05/2000)

Unidade de fita DAT para backup de dados (10/05/2000)

O coeficiente de não linearidade do detetor (13/05/2000)

Que valores devo usar na reducao para RON e gain? (07/10/99)

Novas tensoes de offset no detetor (07/10/99)

Novo PC na CamIV. MCPC corrigido (07/10/99)

Esqueceu do básico? (20/08/99)

Modo acumulação: preste atenção na correção da não linearidade (28/07/99)

O conjunto de filtros da CamIV (23/07/99)

Help page disponível para o task "aquisicao" (23/07/99)

Sugestão de scripts para redução (05/99)

Medidas objetivas do seeing no infravermelho próximo no OPD/LNA (06/99)

Erro da fotometria em J em função da magnitude  (G. Hickel, array de engenharia, 03/99)

Erro da fotometria em H em função da magnitude (G. Hickel, array de engenharia)


Unidade de fita DAT para backup: Uma unidade de fita DAT foi adicionada ao computador de aquisição de dados da CamIV. O dispositivo pode ser acessado pelo nome de /dev/tape.

Read-out noise (RON) e gain: Tenho utilizado a secao [600:700,200:300] e obtido RON=16 e- rms e gain 4.5 e-/ADU. Use o task rongain no package camiv para calcular os valores em suas missoes de observacao. Tecle "help camiv" para uma breve explicacao dos parametros necessarios.

Novas tensoes de offset no detetor: Determinamos valores otimizados para as tensoes de offset global e offsets por quadrante no detetor. Os novos valores nao modificam as caracteristicas do detetor, mas aproveitam melhor a faixa de operacao dos conversores ADC.

Novo PC de aquisicao: Substituimos o PC de aquisicao da CamIV por um PII 350 MHz, 128 Mb RAM e 8.4 Gb de HD. Dentro do IRAF o usuario usriv pode ir para a area de trabalho teclando "cd dados" que o leva ao diretorio /work/data1. A nova maquina roda sob Linux Red Hat 6.0. Na mesma ocasiao, resolvemos um problema que estava aborrecendo muito os usuarios da CamIV: um MCPC (mau contato pra' c......), que fazia o programa de aquisicao "cair", ultimamente, com grande frequencia. Identificamos o conector de forca do controlador Leach como sendo o responsavel. Ocorria que ao movimentar o telescopio, o cabo de alimentacao do controlador Leach exercia carga variavel sobre o conector, que nao sendo muito robusto, produzia contato intermitente.

Help page: Foi adicionada uma página de "help" para o task "aquisicao" da CamIV. Utilize-o como qualquer outro "help page" do IRAF. O "help" contém a descrição detalhada dos parâmetros e alguns lembretes úteis, como a posição, nomes e características dos filtros.

Modo acumulação e correção de não linearidade: Uma melhoria importante foi adicionada ao software de aquisicao de dados da CamIV. Agora e' possivel *acumular* um certo numero de imagens na memoria do computador antes de escreve-las em disco. O tempo morto entre as acumulacoes e' de apenas 2.8 s. O modo e' selecionavel pelo parametro NACCUM no task ''aquisicao''. A imagem gravada em disco e' a soma das imagens individuais. Exemplo: O usuario deseja utilizar o filtro em 2.36 micra e descobre que so' de fundo, em 1 s de exposicao, obtem mais de 5000 contagens. Como realizar uma integracao de 60 s nesse filtro? Resposta: naccum = 60 no task de aquisicao. Deve-se lembrar aqui que a guiagem pode se tornar importante para exposicoes longas, da mesma forma que e' importante para uma exposicao longa com um CCD. De resto, todas as consideracoes sobre pontilhamento, objetos extensos, etc, sao as mesmas que para imagens obtidas com NACCUM=1.

O novo modo de observar traz uma modificacao importante na hora de reduzir os dados. A correcao de nao-linearidade deve ser calculada usando a *media* e nao a *soma* das contagens em cada pixel. O usuario que estiver utilizando o script de correcao de nao linearidade que eu sugeri nesta mesma secao, pode tentar modifica-lo para que verifique se o cabecario fits da imagem em questao contem o keyword NACCUM. Se ele existir e se for > 1, a correcao de nao-linearidade deve ser proporcional ao numero de contagens / NACCUM. De qualquer modo, assim que eu obtiver uma estimativa para o coeficiente global de nao-linearidade para o novo array, colocarei uma versao modificada do script ''lineariza.cl'' `a disposicao de quem quiser usar. Uma outra maneira de realizar a correcao com a nova opcao em funcionamento e' varrer as imagens verificando os casos em que NACCUM > 1, calcular a media IMA = IMA / NACCUM, e sobre a imagem media usar o programa antigo de calculo da nao-linearidade.