Última atualização:
03/11/2002


Home


Critérios utilizados pela Comissão de Programas para avaliação dos Pedidos de Tempo.



Observatório do Pico dos Dias


Informações para os observadores

O Tempo dos Telescópios do Observatório do Pico dos Dias é alocado duas vezes por ano por uma Comissão de Programas (indicada pelo Conselho Técnico Científico do LNA a partir de especialistas da comunidade astronômica).

O Pedidos de Tempo são analisados utilizando os seguintes critérios:

Mérito Científico

  • Relevância e importância  da proposta científica na respectiva área de especialização.
  • Perspectiva de que os autores consigam chegar às conclusões científicas almejadas   com as observações propostas, supostas bem sucedidas do ponto de vista técnico/climático .
  • Adequação técnica do projeto observacional para alcançar as metas científicas (incluindo amostra de objetos, relação S/R necessária, maneira de tratar problemas complicados de redução de dados, etc.)
  • O julgamento dos pedidos é baseado no que  está escrito no pedido de tempo, os autores não serão consultados para fornecer esclarecimentos. 
  • A apresentação incompleta e o não atendimento de  recomendações em pareceres anteriores pode penalizr o projeto.

Publicações

  • Uma nota é gerada automaticamente a partir das publicações dos autores/co-autores de um projeto, baseadas em dados obtidos no LNA anteriormente nos últimos 8 anos.  Esta nota tenta medir o bom uso que os autores tem feito das observações no passado, e portanto, por extrapolação, supõe-se que também o façam no futuro. É levado em conta o número a ordem (supõe-se que o primeiro autor tem uma participação maior no projeto) de autores, tanto dos projetos, como das publicações, bem como a importância da revista. Casos de estudantes ou recém-doutores que ainda não tiveram tempo para  publicar, são também levados em conta. 

Citações

  • É também uma nota automática  obtida a partir das citações dos artigos publicados com dados no LNA nos últimos 8 anos. Esta nota tenta medir a qualidade da ciência que resultou destes dados.  

A nota final é uma média ponderada das notas de mérito, publicações e citações com pesos definidos pelos membros da Comissão de Programas durante a reunião (geralmente 4-1-1).