Última atualização:
28/12/2010


Home

Publicações com dados do LNA:


Observatório do Pico dos Dias


Informações para os observadores

Com a finalidade de obter uma estatística completa sobre a utilização dos dados obtidos com os telescópios administrados pelo LNA, assim como um registro completo das publicações em periódicos gerados a partir desses dados, o LNA estabeleceu as seguintes normas:
  1. São considerados observatórios sob responsabilidade do LNA:
    1. Observatório do Pico dos Dias (OPD)
    2. Southern Astrophysical Research Telescope (SOAR)
    3. Telescópios Gemini (Norte e Sul)
    4. Demais telescópios operados ou gerenciados pelo LNA (ex: tempo destinado à comunidade astronômica brasileira - menos aos pesquisadores do ON e do IAG - no Telescópio de 1,52m do ESO no período de janeiro a dezembro de 2002)
  2. Publicações baseadas em dados coletados no OPD devem ter na primeira página o crédito: "Baseado em observações realizadas no Observatório do Pico dos Dias / LNA". Para os demais observatórios devem ser seguidas as regras definidas pelos mesmos.
  3. Solicita-se que seja feita uma notificação de cada nova publicação à biblioteca do LNA através de formulário eletrônico.
  4. Dentro do possível, mencionar no artigo a instrumentação que foi utilizada para a obtenção dos dados (configuração telescópio + instrumento + detector).

Vale a pena lembrar que para a concessão de tempo de observação são levadas em consideração as publicações derivadas de dados obtidos em turnos prévios. Além disto salienta-se que a avaliação do LNA pelos órgãos governamentais é baseada em parte na estatística da produção científica baseada em dados obtidos nos observatórios sob a responsabilidade do LNA.