Última atualização:
01/09/2016



 
Home LNA


Fase I - Submissão de Propostas

 

 

 

 



Intercâmbio de tempo com Keck e Subaru

O Observatório Gemini participa de intercâmbio de tempo com outros observatórios para expandir as capacidades instrumentais acessíveis à comunidade Gemini. Atualmente, o Observatório tem em funcionamento dois programas de intercâmbio (Exchange Time) :

  • O primeiro acordo é a troca de noites clássicas inteiras com o espectrógrafo óptico echelle de alta resolução HIRES no telescópio Keck I por noites clássicas no Gemini. 
    • Não haverá intercâmbio de tempo com o Keck também em 2017A.

    • Para informações de como obter tempo Gemini através do Keck, veja a página web  "Aplying for Keck Telescope Time".

  • O segundo acordo é de troca de tempo com o telescópio Subaru: noites clássicas inteiras no Subaru por noites clássicas ou em fila no Gemini. Todos os instrumentos comissionados em ambos os observatórios estão disponíveis para esse programa de intercâmbio. Os detalhes da quantidade de tempo atualmente disponíveis e outras restrições são fornecidos na Chamada para Propostas do semestre (ver CfP Archive).
    • Veja em Semester 2017A Call For Proposals sobre a disponibilidade dos instrumentos do Subaru em 2017A.

    • Para informações de como obter tempo Gemini através do Subaru, veja a página web "Call for Proposals" do Subaru.  Propostas conjuntas de membros das comunidades Subaru e Gemini para tempo no Gemini são permitidas e encorajadas.

Submissão de Propostas

O processo de submissão de propostas para os telescópios Keck e Subaru pela comunidade Gemini é o mesmo das propostas para os telescópios Gemini, ou seja, através da ferramenta PIT (clique aqui para baixar a ferramenta). 

Orientações gerais: Veja as orientações de como submeter uma proposta na página web Fase I - Submissão de Propostas do Escritório Brasileiro do Gemini e na página da Chamada para Propostas do Gemini (CfP Archive). Nestas páginas são encontrados detalhes sobre a quantidade de tempo disponível e outras informações relevantes. 

Regras: Como o intercâmbio é de noites clássicas inteiras, as propostas para o telescópio Subaru devem, portanto, seguir as regras para propostas clássicas do Gemini (Classical Mode) e de cada país parceiro (Regras para Propostas). 

Tempo disponível: Os países parceiros do Gemini não têm uma cota pré-definida do tempo que será trocado, ou seja, não podemos dizer que Brasil terá x horas quaisquer. Por exemplo, para o semestre 2017A há o acordo de intercâmbio com o Subaru de “5 a 10 noites”, as quais serão distribuídas entre os países membros de acordo com as propostas aprovadas em cada NTAC, seguindo a classificação dada a cada proposta (a posição no ranking), mas também de acordo com o interesse da comunidade Subaru em tempo no Gemini. O número final de noites de intercâmbio também depende do tempo solicitado pelas comunidades Subaru no Gemini.

Janelas observacionais: As noites clássicas no Subaru disponíveis para a comunidade Gemini foram pré-agendadas em janelas desde 2008A até 2011B, divulgadas na chamada para propostas do semestre correspondente. Normalmente é importante verificar, antes de submeter uma proposta, se há períodos de troca especificados para o semestre de interesse e se os alvos científicos podem ser observados na época dessas janelas.

  • Desde 2012A não foram mais definidas janelas para o intercâmbio com o Subaru, sendo que as missões estão sendo distribuídas uniformemente em noites escuras, cinzas e brilhantes.

Instrumentação: As orientações sobre como observar com cada um dos instrumentos e portanto, como obter as informações para determinar o tempo necessário, podem ser encontradas nas páginas web do telescópio Subaru (Instruments)

Preenchimento do novo PIT para propostas de intercâmbio

  1. Para indicar que a proposta é para o Subaru, na seção "Time Requests" (painel superior esquerdo): no campo Proposal Class selecionar Exchange Observing at Keck/Subaru e no campo Observatory selecionar Subaru Telescope

  2. Na seção Observations (painel superior direito), criar uma observação para cada alvo da lista (seção Targets) incluindo Observing Conditions, Configuration, TargetsObservation Time conforme descrito na página "Observations Section".

  • Em Resourses Configuration apenas o instrumento do Subaru é selecionado.
  • A soma dos "Observation Times" de todos os alvos deve ser múltiplo de 10 horas, porque, para efeitos de programação, considera-se que uma noite tem a duração de 10 horas.

  • Como o modo de observação com o Subaru é sempre clássico, mais importante é selecionar o Sky Background correspondente ao tipo de noite desejada: bright=Any, grey=80% ou dark=50%.
  1. Para submeter a proposta, depois de completa, na seção Submit (painel superior esquerdo), selecionar o parceiro (Brazil) e preencher o tempo total requisitado (múltiplo de 10 horas ou número inteiro de noites) e o tempo mínimo requisitado (também múltiplo de 10 horas ou número inteiro de noites). Se for uma proposta em conjunto com outro pareceiro: distribuir os tempos total e mínimo entre o Brasil e os parceiros. Então, clicar no botão Submit this Proposal.