Última atualização:
03/09/2012



 

Home LNA

 

 

 

 



Informações para os usuários 

Propostas classificadas em banda 3

     A distribuição dos programas do Gemini em bandas tem como objetivo organizar a fila segundo a classificação por mérito científico e técnico feita pela NTAC. Desde 2007A, os programas são distribuídos, seguindo a classificação, em aproximadamente 30%, 30% e 40% nas bandas 1, 2 e 3, respectivamente. As bandas representam, portanto, a prioridade de observação, mas cada programa sempre é observado nas condições especificadas na proposta. Ter um programa em banda 3, por exemplo, não significa que ele será observado em condições piores do que as solicitadas. O que gera alguma confusão é que sempre se diz que programas em banda 3 (ou seja, com prioridade mais baixa) e que pedem condições excelentes, provavelmente não serão feitos. Isto é verdade justamente porque só se observa nas condições especificadas e os programas de prioridade mais alta (bandas 1 e 2) geralmente usam quase todo o tempo que apresenta as melhores condições observacionais.

    A seção Band 3 do PIT serve para especificar como o programa pode ser otimizado para ser executado nesta banda. Isto não significa que as condições observacionais devam ser necessariamente relaxadas, mas que existe esse recurso caso elas possam ser relaxadas e isto for realmente necessário para aumentar as chances de ter o programa executado. Nesse caso, é fundamental explicar, no espaço Band 3 Plan dentro do arquivo em PDF que é anexado à proposta, como os objetivos científicos propostos podem ainda ser alcançados com as modificações feitas nas condições observacionais.  

    Além das condições observacionais, pode-se modificar o tempo solicitado, reduzindo-o, por exemplo, observando menos alvos. Este é um recurso útil para programas longos que passam a ter poucas chances de serem completados quando classificados em banda 3. Alternativamente, se pode também reduzir o número de alvos e aumentar os tempos de exposição individuais caso se tenha optado por relaxar as condições observacionais.

    Por outro lado, somente se deve solicitar que o programa não seja considerado para banda 3 se as condições observacionais realmente necessárias são muito rígidas, se o programa é “time-critical” ou se necessita o uso do sistema LGS. 

    De qualquer forma, recomenda-se que as estratégias de otimização sugeridas na página web Advice for Band Three Programs sejam avaliadas e adotadas, caso permitam que os objetivos científicos do programa sejam alcançados.

Definindo a Banda 3 no novo PIT

O programa Phase I Tool (PIT), adotado desde o semestre 2012B, tem uma estrutura diferente  para descrever a banda 3 (veja figura abaixo). 

Veja a página de ajuda do novo PIT (PIT Help), as orientações específicas para a Banda 3 (Band 3 Observations), e o vídeo tutorial.

  • No painel superior esquerdo Time Requests deve-se escolher a resposta (Yes ou No) para a pergunta "Consider for Band 3:"
    • Deve-se responder No se a proposta se encaixar em alguma das situações citadas acima (condições observacionais muito rígidas, programa “time-critical” ou uso do sistema LGS). 

Importante: desta forma, afirma-se que a proposta não deverá entrar na fila de observação, caso não seja classificada entre os primeiros 50-60% (ou seja, se não for classificada nas bandas 1 ou 2). 

    • Deve-se responder Yes, quando a proposta pode ser executada nesta banda, caso não seja classificada nas bandas 1 ou 2. Esta resposta não influencia a classificação da proposta no ranking científico, significa apenas que ela poderá ser executada caso tenha sido classificada em banda 3.
    • Insira o tempo total (Time) e o tempo mínimo (Min Time) requerido para a banda 3.
  • No painel superior direito Band 3:
    • Insira as observações que podem ser feitas na Banda 3 neste painel. Se você já tem alvos/observações definidas na seção Observations, você pode copiar/colar (usando o menu Edit) as observações de lá para a seção Band 3. Em seguida, atualize as condições de observação e tempo necessário para os alvos. 

Band 3 section

Figura: Detalhe do PIT 2012B, mostrando as seções Scheduling and Time Requests (direita) e Band 3 (esquerda).
  • No arquivo em PDF que será anexado à proposta, no campo Band 3 Plan, deve-se justificar como os objetivos científicos propostos podem ainda ser alcançados com as modificações feitas nos tempos requisitados e/ou nas condições observacionais.

Se você ainda tiver dúvidas sobre este assunto ou outras questões do Gemini que não estejam disponíveis nas páginas do Gemini e do LNA, escreva para nós usando a ferramenta HelpDesk do Gemini.