Última atualização:
25/06/2013

Home LNA

Fase I - Submissão de Propostas

 

Lista de checagem para o conteúdo das propostas

Esta lista tem como objetivo auxiliar o solicitante na preparação de propostas em conformidade com as regras da NTAC. A lista reflete problemas que a NTAC teve com propostas no passado. Portanto, mesmo se alguns itens parecerem triviais, solicita-se a observação de todos eles.

Veja primeiro as regras para propostas estabelecidas pela NTAC e depois verifique se sua proposta está de acordo com os itens abaixo. 

Importante: A lista abaixo não substitui as listas de checagem da Fase I do Gemini para os instrumentos individuais: GMOS - NIRI - FLAMINGOS-2 - GSAOI - use estas listas para verificar se sua proposta está de acordo com as limitações do instrumento solicitado.

Versão para imprimir 

Painéis do PIT

Observations: Foram incluídos todos os overheads nos tempos de exposição (Observation Time) para cada observação (conjunto alvo + recursos observacionais)?  (1)
Time Requests: Foi especificado, além do tempo de telescópio desejado, também o tempo mínimo que pode fornecer resultados científicos? 
Time Requests (Band 3): a pergunta "Consider for Band 3" foi respondida de acordo com o tipo de proposta? (2)
Time Requests (Band 3): caso tenha respondido "Yes", foram  preenchidos o tempo requerido (Time) e tempo mínimo (Min Time)?
Scheduling: caso as observações devam ser realizadas em épocas específicas, foram descritas as restrições de agendamento para sua proposta? (3)

Technical Description

Recursos observacionais: foi incluído um resumo e justificada a configuração instrumental escolhida?
No caso de observações espectroscópicas, a escolha da largura da fenda foi justificada? (4)
As condições observacionais (sky backgroud, image quality, cloud cover, water vapour) foram especificadas de acordo com o projeto e o instrumento e devidamente justificadas? (5)
Cálculo dos tempos de exposição: um resumo foi incluído? (6)
Cálculo dos tempos de exposição: os parâmetros de entrada da ITC foram justificados? A razão S/N foi especificada e justificada?
Caso uma seqüência observacional particular for preferida, foi incluída sua descrição?
Tempo mínimo necessário para resultados científicos: caso seja igual ao tempo total solicitado, foi explicado porque o projeto não pode sofrer cortes? Caso seja menor, foi indicado onde o projeto pode ser cortado?
Caso as calibrações básicas fornecidas pelo Gemini sejam suficientes, isso foi confirmado explicitamente na justificativa técnica? Caso contrário, foram justificadas as calibrações adicionais necessárias?
Caso o projeto precise de tempo de telescópio em semestres futuros, foi incluída  uma estimativa do tempo necessário?

Outros campos do arquivo PDF em anexo

Band 3 Plan: foi justificado como os objetivos científicos propostos podem ainda ser alcançados com as modificações feitas nos tempos requisitados e/ou nas condições observacionais para a Banda 3? (7)
Justify Target Duplications: Se houver observações duplicadas, foi justificado por que novas observações devem ser tomadas? (8)
Publications: foram incluídas as publicações, escritas pelo PI e/ou co-investigadores, relacionadas à proposta atual? (9)
Previous Use of Gemini: caso o PI já tenha tido tempo nos telescópios Gemini nos dois anos anteriores, as informações foram devidamente preenchidas neste campo?

  • (1) Para cada Observation, você deve estimar o tempo de integração total para aquele alvo e adicionar os overheads (Observation Time). Overheads são: tempo de setup do telescópio; tempo de configuração do instrumento; tempo de readout de cada exposição; tempo para mudança de filtros, redes, etc.; tempo de offsetting do telescópio; eventuais observações de calibração (que forem necessárias, além das calibrações básicas do Gemini). Nas páginas web de cada instrumento são encontrados os tempos de overhead que devem ser somados ao tempo fornecido pelas ITCs: GMOS - GNIRSNIFS - NIRI - NICI - FLAMINGOS-2.

  • (2) Deve-se responder Yes, quando a proposta pode ser executada nesta banda, caso não seja classificada nas bandas 1 ou 2, ou seja, caso as condições observacionais necessárias sejam viáveis em banda 3. Esta resposta não influencia a classificação da proposta no ranking  científico, significa apenas que ela poderá ser executada caso tenha sido classificada em banda 3. Deve-se responder No  se a proposta se encaixar em alguma das seguintes situações: condições observacionais rígidas que não podem ser relaxadas, programa “time-critical” ou uso do sistema LGS. Ao responder No,  afirma-se que a proposta não deverá entrar na fila de observação, caso não seja classificada entre os primeiros 50-60% (ou seja, se não for classificada nas bandas 1 ou 2).

  • (3) Note que uma largura menor do que o tamanho de um elemento de resolução (que depende da qualidade de imagem) significa um aumento significativo de tempo de exposição no caso de fontes puntuais. Por outro lado, a largura da fenda influencia a resolução do espectro.

  • (4) Para as observações regulares em fila não é necessário especificar datas ótimas ou impossíveis, nem as fases lunares que são automaticamente atendidas através da definição de Sky Background.
  • (5) As condições observacionais (sky backgroud, image quality, cloud cover, water vapour) definem as condições mínimas (ou seja, as piores) sob as quais as observações devem ser executadas. As condições observacionais devem ser escolhidas de acordo com o instrumento e o tipo de alvo (ver Observing Conditions Constraints).

  • (6) A NTAC não mais exige a cópia da resposta da calculadora de tempo de integração (ITC) anexada à proposta. Em vez disso, exige que os cálculos sejam detalhadamente descritos na Justificativa Técnica.

  • (7) No PIT, o painel superior direito Band 3 serve para especificar como o programa pode ser otimizado para ser executado nesta banda. Isto não significa que as condições observacionais devam ser necessariamente relaxadas, mas que existe esse recurso caso elas possam ser relaxadas e isto for realmente necessário para aumentar as chances de ter o programa executado. Nesse caso, é fundamental explicar no arquivo em PDF anexo à proposta, no campo "Band 3 Plan", como os objetivos científicos propostos podem ainda ser alcançados com as modificações feitas nos tempos requisitados e/ou nas condições observacionais. Mais detalhes na página web Propostas em Banda 3

  • (8) Uma pesquisa no Gemini Science Archive (GSA) revelará se o Gemini foi utilizado anteriormente para observar seus alvos usando configurações de observação semelhantes. A última coluna do painel Observations do PIT, GSA, irá mostrar um ícone de semáforo vermelho/amarelo/verde (sim/algum/não), como resultado da pesquisa de duplicação de dados no GSA. Se alguma duplicação for indicada, destaque a observação correspondente, em seguida, clique no ícone azul GSA no canto inferior direito do painel para ver uma lista dos dados encontrados no GSA no seu navegador web.
  • (9) As publicações devem ser relacionadas ao projeto atual, escritas pelo PI e/ou co-investigadores, produzidas a partir de dados adquiridos no Gemini ou em qualquer outro telescópio, ou mesmo teóricas.

Recomendações

  • Os limites para as coordenadas estão especificados na página web do Gemini "Instrument Availability and Target Accessibility" do semestre em questão, acessível através da "Call for Proposals" correspondente. Note que é comum algum instrumento ter restrições em ascensão reta adicionais. Para propostas MOS é importante que os alvos não estejam visíveis somente no início do semestre para haver tempo suficiente para a obtenção da pré-imagem e confecção da máscara. 

  • Consulte também a página web "Science Operations Statistics: RA distributions" para verificar se os alvos escolhidos não estão em janelas excessivamente ocupadas.

  • É aconselhável consultar as informações da página web "GMOS grating - demand and execution" para verificar se a rede escolhida é usualmente utilizada.