Última atualização:
11/11/2011



 
Home LNA

Treinamentos para os Usuários

 

 

 

 



Apresentações do South American Gemini Data Workshop

Este workshop foi realizado em São José dos Campos, SP, entre 27 e 30 de outubro de 2011, tendo sido organizado pelos Escritórios Nacionais do Gemini do Brasil, Argentina e Chile, com apoio do Observatório Gemini e do INCT-A, entre outros. Os arquivos das aulas sobre redução de dados obtidos com GMOS (todos os modos), GNIRS e NIFS , e das palestras abaixo, estão disponíveis aqui .

  • Gemini Instruments and Science Highlights - Dr. Ricardo Schiavon (Gemini)
  • Gemini Queue Operation: From Phase I to Gemini Scicen Archive - Dra. Claudia Winge (Gemini)
  • NIRI: from proposal planning to images for science grade photometry - Dra. Cecilia Fariña (FCAG-CONICET-OGA)
  • GeMS/GSAOI: A New Generation of Adaptive Optics - Dr. Rodrigo Carrasco (Gemini)
  • FLAMINGOS-2 - Dra. Pascale Hibon (Gemini)

Apresentações do Data Reduction Workshop

O NOAO e o Gemini realizaram uma oficina de redução de dados em Tucson, Arizona, em julho de 2010. A oficina se concentrou sobre os aspectos práticos da redução de dados usando o pacote Gemini IRAF, e incluiu apresentações de redução de dados em todos os modos do GMOS, NIRI, NIFS e IV-médio. As apresentações estão disponíveis  aqui .

Visitas de estudantes ao Gemini

O Gemini recebe em seus observatórios estudantes ligados a programas em fila para estágio com duração de duas semanas a um mês.  Veja mais detalhes em  Science Visitors at Gemini

O Gemini contribui com o transporte da sede do Observatório até a montanha e com os custos da hospedagem durante o período de observação, mas todos os custos com a viagem e a hospedagem na cidade da sede do Observatório (Hilo no Havai ou La Serena no Chile) são por conta do visitante. 

O agendamento das visitas deve ser feito através do Escritório Brasileiro do Gemini. Assim, os estudantes interessados deverão entrar em contato com a Gerente do BrGO no LNA, Marília Sartori (marilia @ lna.br) com antecedência mínima de dois meses antes do início desejado do estágio, a fim de agendar a estadia junto ao Observatório Gemini, sendo a aprovação do estágio condicionado à concordância do Observatório.

Antes de enviar uma solicitação, por favor consulte o calendário do telescópio que pretende visitar para identificar as datas adequadas para o treinamento de observação em fila durante a noite. Os links para os calendários se encontram na página  Queue and Schedules dentro do item "Semester Schedules". Os visitantes devem normalmente evitar noites de engenharia, comissionamento de instrumentos e noites programadas para usar LGS (a menos que especificamente interessados ​​no treinamento com óptica adaptativa).


Técnicas e dicas para preparação de um pedido de tempo Gemini

Este mini-curso foi apresentado na XXXV Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, realizada em Passa Quatro, MG, no dia 10 de setembro de 2010, por Dra. Marília J. Sartori (gerente do BrGO/LNA) e Dr. Eduardo Cypriano (IAG/USP e Presidente da Comissão Brasileira de Programas).

Os tópicos da apresentação são os mesmos da apresentação "Como fazer uma proposta para o Gemini" mas atualizados para o semestre 2011A - a apresentação está disponível aqui.  

A apresentação "Como fazer um bom proposal " está disponível aqui .

Como fazer uma proposta para o Gemini

Foi realizado um mini-workshop no LNA, dia 18 de março de 2010, organizado pelo Escritório Brasileiro do Gemini (BrGO), Dr. Eduardo Cypriano (IAG), Dra. Denise Rocha Gonçalves (OV/UFRJ), Dr. Antonio Pereyra (ON) e Dr. Wagner Corradi (UFMG). A reunião foi transmitida por teleconferência para IAG, ON e UFMG, e conduzida pela gerente do BrGO, Dra. Marília Sartori, com a contribuição de membros do BrGO e de membros da NTAC. 

Tópicos:

  • Chamada para Propostas 2010B
    • Instrumentos oferecidos
    • Destaques
      • Tempo disponível (fila, intercâmbio) - Novas regras
  • Programa Phase I Tool (PIT):
    • Alvos: AR
    • Condições observacionais
    • Overheads, Estrela de guiagem
    • Technical Justification
    • Banda 3

O objetivo principal desta reunião foi motivar mais pessoas a fazer propostas para o Gemini, nessa nova fase da participação brasileira no Gemini, onde dobramos nosso acesso a esses telescópios. O IAG chegou a contar com a presença de 30 pessoas e o ON recebeu cerca de 20 pessoas do ON, OV e CBPF. 

A apresentação está disponível aqui .

Apresentações do Workshop OPD, SOAR & Gemini

Acesse aqui as apresentações em pdf sobre o Gemini do dia 9 de março de 2010.

  • Science with Gemini - Dr. Dennis Crabtree
  • Gemini Queue Operation: from Phase I to Archive - Dra. Claudia Winge
  • Gemini Instrumentation: Current and Near Future - Dr. Dennis Crabtree
  • Future Instrumentation at Gemini - Dr. Nancy Levenson

T-ReCS (Thermal-Region Camera Spectrograph)

O Departamento de Astronomia do Instituto de Física, UFRGS, recebeu a visita do astrônomo do  Observatório Gemini, Dr. James Radomski, cientista do instrumento T-ReCS, nos dias 19 e 20 de março de 2009, a convite do Escritório Brasileiro do Gemini. 

As apresentações, com os respectivos vídeos, 

  • Seminário: " Science in the Mid-Infrared with T-ReCS at Gemini South"
  • Mini-curso : Treinamento em técnicas observacionais no infravermelho médio, elaboração de propostas observacionais e detalhamento da Fase II com o T-ReCS- (em duas aulas).

estão disponíveis  aqui .

O BrGO agradece a colaboração do Dr. Rogério Riffel (IF/UFRGS), por ter providenciado a gravação das apresentações e tê-las disponibilizado a todos os interessados. 

GMOS (Gemini Multi-Object Spectrograph)

  1. O Observatório do Valongo, UFRJ, recebeu a visita do astrônomo do  Observatório Gemini, Dr. Ricardo Schiavon, também nos dias  19 e 20 de março de 2009, a convite do Escritório Brasileiro do Gemini.  
As apresentações
  • Seminário: "Observatório Gemini - Uma Visão Geral" 
  • Mini-curso: "The Gemini Multi-Object Spectrograph - GMOS" - descrição do instrumento, técnicas de observação e elaboração de propostas e detalhamento da Fase II (está disponível o material de duas das três aulas).

estão disponíveis  aqui .

  1. O LNA recebeu a visita do astrônomo do Observatório Gemini, Dr. Rodrigo Carrasco, cientista do instrumento GMOS-S, entre 8 e 11 de abril de 2008, a convite do Escritório Brasileiro do Gemini.
As apresentações
  • Seminário "Gemini Multi-Object Spectrograph"
  • Treinamento sobre revisão de máscaras para o GMOS
estão disponíveis aqui .

O Dr. Carrasco visitou o Departamento de Astronomia do IAG, USP, na semana seguinte, onde proferiu um mini-curso sobre redução de dados obtidos com o GMOS.