Última atualização:
31/08/2016



 


Home LNA

 

 

 

 


Chamada para Propostas Regulares: Semestre 2017A

Data limite para submissão de propostas: 

30 de setembro de 2016, sexta-feira, às 23:59 (horário de Brasília)

Para mais informações sobre os destaques para 2017A e os instrumentos disponíveis, 
veja a Semester 2017A Call For Proposals publicada pelo Gemini.

Tempo disponível para a comunidade brasileira*:

  • 74 horas no Gemini Norte
  • 74 horas no Gemini Sul
* O acordo do Brasil com o Gemini foi renovado no início de 2016, onde o Brasil contribui com cerca de 6,9% do orçamento total. Devido ao tempo cativo para os anfitriões (10%), Chile e Universidade do Havaí, ao Tempo de Diretor (5%), ao tempo garantido de desenvolvedores dos instrumentos, ao tempo vendido à Coréia do Sul e Austrália, ao tempo cedido ao sistema "Fast Turnaround" (10%) e às eventuais correções dos desequilíbrios de tempo entre os parceiros, a porcentagem real do tempo de telescópio para o Brasil acaba sendo um pouco diferente da contribuição total. 
Em 2017A, o tempo disponível para a comunidade brasileira representará em média 5,6 % do tempo de ciência em cada telescópio.

Destaques

      • Confira abaixo os instrumentos disponíveis e novidades para 2017A:

      • Gemini Norte: os alvos devem estar limitados às coordenadas 4h < AR < 23,5h e -37° < dec < +90°.

      • GMOS-N (0.36-0.98 micron imageador e espectrômetro): Não estará disponível entre 1 de fevereiro a 19 de março de 2017 para instalação e comissionamento dos CCDs da Hamamatsu. Propostas para o GMOS-N com alvos entre 4h < AR < 9h deverão apresentar alvos alternativos para o restante do semestre. Os pedidos devem considerar observações utilizando os detectores atuais CCDs da E2V em suas propostas para 2017A. A rede R600 estará disponível somente para o modo clássico.

      • NIFS (0.95 - 2.4 micron; espectrômetro de campo integral no infravermelho): disponível todo o semestre. 

      • NIRI (0.95 - 2.4 micron; imageador infravermelho): disponível todo o semestre. A exemplo de semestres anteriores, o NIRI não está disponível em modo espectroscópico.

      • GNIRS (1 - 5 micron; espectrômetro no infravermelho): disponível todo o semestre. A câmera curta no vermelho (short red camera) não estará disponível em 2017A.

      • Altair (sistema de óptica adaptativa): pode ser utilizado com NIFS, GNIRS e NIRI (exceto banda M). Confira aqui as limitações observacionais para este instrumento neste semestre. O sistema LGS (laser guider star) estará disponível somente no modo fila. Fiquem atentos aos limites observacionais e tempo morto para utilização do LGS.

      • Intrumentos Visitantes: oferecidos em 2017A (sujeito à demanda), somente em modo fila:
      • GRACES:  espectrógrafo óptico echelle (0.4 a 1.0 micron) de alta resolução (R~67500).

      • TEXES: espectrógrafo de alta resolução (R~4k a 100k) no infravermelho médio (5 a 25 microns). Tempo total limitado em 100 horas, sujeito à demanda. Disponível apenas em Fevereiro/2017 estando limitado às coordenadas no intervalo 4h < RA < 16h.

      • DSSI Speckle Camera: instrumento visitante que será oferecido somente na primeira metade de 2017A estando limitado às coordenadas no intervalo 6h < RA < 18h.
      • Gemini Sul: os alvos devem estar limitados às coordenadas 22h < AR < 12h e -90° < dec < +28°

          • GMOS-S (0.36-0.98 micron imageador e espectrômetro) com novos CCDs da Hamamatsu: disponível todo o semestre. Não esquecer de escolher a opção "Hamamatsu" no ITC para cálculo do tempo de integração. A rede R600 está disponível somente em modo clássico.

          • GPI (spectrômetro e polarímetro infravermelho de campo integral com óptica adaptativa): disponível todo o semestre. Para um desempenho normal do instrumento, os alvos devem ser observados com "observing constraints" de no mínimo CC50 and IQ70 e estarem a uma distância zenital de no máximo 50 graus, ou seja, declinações no intervalo -80° < dec < +20°. O modo com a máscara não-redundante (NRM - non-redundant mask) estará disponível em 2017A em modo risco compartilhado, dependendo ainda dos resultados a serem obtidos do seu comissionamento.

          • FLAMINGOS-2 (0.9-2.4 microns - Imageador e espectrógrafo no infravermelho próximo): oferecido como instrumento regular nos modos de imagem e fenda longa. O modo de multi-objeto (MOS) ainda não está disponível.

          • GSAOI (0.9-2.4 microns - Imageador de óptica adaptativa no IV próximo) + Sistema de Óptica Adaptativa GeMS: estão disponíveis num total de até 150 horas ao longo do semestre. Existem limitações importantes para as estrelas de guiagem. Os proponentes devem verificar a disponibilidade de uma constelação de estrelas de guiagem através do Observing Tool antes de submeter uma proposta. Observações em IQ85 são possíveis para programas que pretendem obter imagens com FWHM ~ 0,2", diferente das imagens com FWHM < 0,1" obtidas em IQ70 ou IQ20 (ver Performance & Limiting magnitude).

          • Intrumentos Visitantes: oferecidos em 2016B (sujeito à demanda), somente em modo fila:

          • DSSI Speckle camera:  instrumento visitante que será oferecido somente na segunda metade de 2017A estando limitado às coordenadas no intervalo 12h < RA < 1h.

          • Phoenix: espectrógrafo echelle de alta resolução (R~50k a 80k) no infravermelho próximo (1-5 microns). O instrumento será oferecido para até 150 horas, sujeito à demanda, disponível apenas na segunda metade de 2017A, estando limitado somente às coordenadas observáveis neste período. Há uma calculadora de tempo disponível no site do Phoenix no NOAO.
  • Existe uma nova versão do programa Phase I Tool (PIT) para 2017A - veja a página web  do PIT para downloads, a página de PIT Help para informações adicionais e a página Phase 1 Tool Video Tutorials  para vídeos que explicam o preenchimento do novo PITModelos em Latex e Word estão disponíveis para criar um anexo em pdf, contendo a Justificativa Científica, a Justificativa Técnica e outros textos.

    • A NTAC/Gemini  adotou novas regras para o conteúdo das propostas observacionais para se adequar ao novo programa PIT: 
      • A cópia da resposta da calculadora de tempo de integração (ITC) deve ser anexada ao PDF da proposta, utilizando o modelo padrão do Gemini.
      • Adota o modelo padrão do Gemini (GemPhase1 .doc ou .tex) para o anexo em PDF contendo a Justificativa Científica, a Justificativa Técnica e outros textos (desde o semestre 2013A). A diferença em relação ao modelo adotado em 2012B é o limite de 1 página de texto sem figuras adicionais para a Justificativa Técnica
IMPORTANTE: A NTAC revisou os procedimentos para submissão de propostas. As regras atualizadas encontram-se em Regras para Propostas: IV - Elaboração e Submissão das Propostas

Calendário

1/setembro/2016 Publicação da chamada para propostas 
30/setembro/2016 Data limite para submeter propostas ao BrGO 
8-9/novembro/2016 Reunião da NTAC-Brasil
1/dezembro/2016 Reunião da ITAC
15/dezembro/2016 Disponibilização dos programas aprovados para completar a Fase II
01/janeiro/2017 Início da revisão da Fase II - 7 dias é o prazo esperado para resposta pelo BrGO (a partir de "For Review") e pelo CS do Gemini (a partir de "For Activation")
15/janeiro/2017 Data limite para submissão do detalhamento dos programas em Fase II  ("For Review") pelos PIs para o BrGO
31/janeiro/2017 Data limite para revisão da Fase II pelo BrGO, interação com os PIs para correções e submissão para o Gemini ("For Activation")
01/fevereiro/2017 Início do semestre 2017A

 

Lista dos Instrumentos disponíveis

Gemini Norte

Instrumento Descrição
GMOS-N Imageador e espectrógrafo no óptico (0.36-0.98 µm)
GNIRS (1) Espectrógrafo no IV próximo (1-5 µm)
NIFS Espectrógrafo de campo integral (IFU) no IV próximo (0.95-2.40 µm)
NIRI Imageador de baixa resolução no IV próximo (1-5 µm)
Altair Sistema de óptica adaptativa, oferecido para imageamento e espectroscopia com GNIRS, NIFS e NIRI (exceto banda M)
Uso do sistema laser de guiagem - Laser Guide Star apenas em modo fila
Instrumento Visitante Descrição
GRACES
Gemini Remote Access to CFHT ESPaDOnS Spectrograph (GRACES) - espectrógrafo óptico de alta resolução (R~67500), com cobertura espectral desde 0.4 a 1 micron.
TEXES espectrógrafo de alta resolução (R ~ 4k a 100k) no infravermelho médio (5 a 25 microns)
DSSI Speckle Camera imageador óptico de dois canais que fornece imagens simultâneas em dois filtros no limite de difração, com um campo de 2,8 a 5,6 segundos de arco

(1) Estará disponível normalmente para todos os modos exceto para imageamento na banda Y e observações utilizando a "short red camera".

Gemini Sul

Instrumento Descrição
GMOS-S
Imageador e espectrógrafo óptico (0,36 - 0,93 µm)
FLAMINGOS-2
Espectrógrafo e Imageador de campo amplo (0,9 - 2,4 µm)
GSAOI Imageador de óptica adaptativa no IV próximo (0,9 - 2,4 µm)
GeMS Sistema de óptica adaptativa multi-conjugada, oferecido para uso com GSAOI
GPI (1) Imageador, polarímetro e espectrômetro de campo integral no infravermelho próximo (0,9 - 2,4  µm) com coronógrafo e sistema de óptica adaptativa.
Instrumento Visitante Descrição
Phoenix
espectrógrafo echelle de alta resolução (R~50k a 80k) no infravermelho próximo (1-5 microns)
DSSI Speckle Camera imageador óptico de dois canais que fornece imagens simultâneas em dois filtros no limite de difração, com um campo de 2,8 a 5,6 segundos de arco

(1)  Potenciais usuários devem verificar as restrições do instrumento na página do GPI.

Intercâmbio Instrumental

  • Não haverá intercâmbio de tempo com o telescópio Keck em 2017A.
  • A comunidade Gemini terá direito ao intercâmbio de um mínimo desejado de 5 noites clássicas no Subaru (número real pode variar dependendo da demanda de ambos os telescópios)
    • As propostas devem ser submetidas através do processo normal do Gemini (PIT) - ver as orientações sobre o intercâmbio em Intercâmbio de tempo com Keck e SubaruExchange Time e a disponibilidade dos instrumentos na Semester 2017A Call For Proposals do Gemini, assim como na Subaru 17A CfP
    • Devem ser solicitadas noites inteiras e as missões serão distribuídas uniformemente em noites escuras, cinzas e brilhantes.
    • Devido ao trabalho de aluminização dos espelhos do telescópio, as observações propostas com o Subaru não poderão ocorrer no início do semestre. As datas exatas para a interrupção ainda não foram definidas, podendo variar de acordo com a demanada. A interrupção para aluminização dura cerca de 2 meses.
Observatório Instrumento Descrição
Disponibilidade

Subaru

COMICS (1) Câmara e espectrógrafo no infravermelho médio

Modo Clássico

noites inteiras
Não foram definidas janelas  para 2017A.
FOCAS (1) Espectrógrafo e câmara óptica
HDS (1) Espectrógrafo óptico de alta dispersão
Hyper Suprime-Cam
(1,3)
Imageador óptico e no vermelho distante de grande campo
IRCS (1) Câmara e espectrógrafo infravermelho
MOIRCS (1,2) Imageador e espectrógrafo multi-objeto no IV próximo
AO188 Subaru 188 elements
Adaptive Optics system

(1) Disponíveis em todo semestre 2017A.

(2) O número de máscaras MOS deve ser especificado na proposta.

(3) Disponível em modo de risco compartilhado.