Última atualização:
03/09/2012



 

Home LNA

 

 

 

 


Chamada para propostas: semestre 2013A

Data limite para submissão de propostas: 

01 de outubro de 2012, segunda-feira, à meia-noite (horário de Brasília)

Para mais informações sobre os destaques para 2013A e os instrumentos disponíveis, 
veja a Semester 2013A Call For Proposals publicada pelo Gemini.

Tempo disponível para a comunidade brasileira*:

  • 87 horas no Gemini Norte
  • 73 horas no Gemini Sul

* A partir do semestre 2013A e até 2015B, o Brasil terá mais tempo alocado no Observatório Gemini: em 2013 o Brasil contribuirá com 6,3% do orçamento total, sem representar custos adicionais para o país. Devido ao tempo cativo para os anfitriões, Chile e Universidade do Havaí, ao Tempo de Diretor e à correção dos desequilíbrios de tempo entre os parceiros, a porcentagem do tempo de telescópio para o Brasil é um pouco menor do que sua contribuição total. Ver mais detalhes no artigo "Brasil amplia sua participação no Observatório Gemini" no número 25 do informativo LNA em dia.

Destaques

  • Confira primeiro os limites de acessibilidade dos alvos para 2013A:

    • Gemini Norte: os alvos devem estar limitados às coordenadas 4h < AR < 1h e -37 < dec < +90
      • GNIRS será removido no final do semestre para uma substituição de lentes, e embora a data exata venha a ser determinada em função da demanda, os proponentes com alvos com AR entre 22h e 1h são aconselhados a ter alvos substitutos em AR anteriores.
    • Gemini Sul: os alvos devem estar limitados às coordenadas 5h < AR < 2h e -90 < dec < +28

      • GMOS-S será removido no final do semestre para substituição dos CCDs e embora a data exata venha a ser determinada em função da demanda, os proponentes com alvos com AR entre 0h e 2h são aconselhados a ter alvos substitutos.
      • NICI: não tem restrições em AR, entretanto sua disponibilidade será afetada pelo comissionamento do FLAMINGOS-2, que tem prioridade.
      • GSAOI/GeMS: espera-se que o GSAOI com GeMS esteja disponível para as primeiras observações científicas a partir do início de fevereiro até abril de 2013, limitando os alvos às coordenadas 6,5h < AR < 19h e -70 < dec < +10. 

    Existem restrições adicionais para os programas que requerem acesso irrestrito (por exemplo, observações MOS que exigem pré-imagem, observações longas ou observações com condições observacionais rigorosas) e para programas com Laser Guide Star (LGS) no Gemini Norte (o LGS tem uma restrição em elevação mais rigorosa: > 40 graus). 

  • GNIRS está disponível em todos os modos, exceto aqueles que exigem a câmera vermelha curta. Isso exclui observações em comprimentos de onda 2,9-5,5 microns com a escala de 0,15 segundos de arco/pixel. 

  • GRACES:será feita uma chamada separada para propostas pela comunidade de alvos para comissionamento.
  • No Gemini Sul o comissionamento do FLAMINGOS-2, o espectrômetro multi-objeto e imageador de campo amplo no infravermelho próximo, continuará a ter a maior prioridade durante o semestre 2013A.

    • Será feita uma chamada separada para propostas de Verificação de Sistema com FLAMINGOS-2.
  •  A disponibilidade do GSAOI com GeMS depende do sucesso da Verificação de Sistema (SV) durante 2012B. As primeiras observações científicas em 2013A serão em modo de risco compartilhado dado que a disponibilidade do instrumento e a qualidade dos dados não podem ser garantidas, além de se esperar uma eficiência menor nas observações. Os programas com GSAOI que forem alocados em banda 1 em 2013A não serão elegíveis para o status de rollover

  • NICI: 2013A provavelmente será o último semestre A e talvez venha a ser o último semestre no qual NICI será oferecido.

  • Michelle e T-ReCS não serão oferecidos em 2013A e não está previsto que voltem a ser oferecidos no futuro. 

  • Existe uma nova versão do programa Phase I Tool (PIT) para 2013A - veja a página web  do PIT para downloads, a página de PIT Help para informações adicionais e a página 2012B Phase 1 Tool Video Tutorials  para vídeos que explicam o preenchimento do novo PIT Modelos em Latex e Word estão disponíveis para criar um anexo em pdf, contendo a Justificativa Científica, a Justificativa Técnica e outros textos.

    • A NTAC/Gemini adotou novas regras para o conteúdo das propostas observacionais para se adequar ao novo programa PIT:
      1. Não mais exige a cópia da resposta da calculadora de tempo de integração (ITC) anexada à proposta. Em vez disso, exige que os cálculos sejam detalhadamente descritos na Justificativa Técnica (desde o semestre 2012B). 
      2. novoA partir do semestre 2013A passou a adotar o modelo padrão do Gemini (GemPhase1) para o anexo em PDF contendo a Justificativa Científica, a Justificativa Técnica e outros textos. A diferença em relação ao modelo adotado em 2012B é o limite de 1 página de texto sem figuras adicionais para a Justificativa Técnica
IMPORTANTE: Ver Regras para Propostas: IV - Elaboração e Submissão das Propostas

Calendário

31/agosto/2012 Publicação da chamada para propostas 
01/outubro/2012 Data limite para submeter propostas ao BrGO 
5-6/novembro/2012 Reunião da NTAC-Brasil
29/novembro/2012 Reunião da ITAC
17/dezembro/2012 Disponibilização dos programas aprovados para completar a Fase II
02/janeiro/2013 Início da revisão da Fase II - 7 dias é o prazo esperado para resposta pelo BrGO (a partir de "For Review") e pelo CS do Gemini (a partir de "For Activation")
16/janeiro/2013 Data limite para submissão do detalhamento dos programas em Fase II  ("For Review") pelos PIs para o BrGO
30/janeiro/2013 Data limite para revisão da Fase II pelo BrGO, intercâmbio com os PIs para correções e submissão para o Gemini ("For Activation")
01/fevereiro/2013 Início do semestre 2013A

 

Lista dos Instrumentos disponíveis

Gemini Norte

Instrumento Descrição
GMOS-N Imageador e espectrógrafo no óptico (0.36-0.98 µm)
GNIRS (1) Espectrógrafo no IV próximo (1-5 µm)
NIFS Espectrógrafo de campo integral (IFU) no IV próximo (0.95-2.40 µm)
NIRI (32 Imageador de baixa resolução no IV próximo (1-5 µm)
Altair (3) Sistema de óptica adaptativa, oferecido para imageamento e espectroscopia com GNIRS, NIRI e NIFS
Uso do sistema laser de guiagem - Laser Guide Star 

(1) Imageamento com GNIRS também é possível. A câmara vermelha curta não está disponível em 13A. 

(2) NIRI não está mais sendo oferecido para espectroscopia.  

(3) O modo de "Super seeing" LGS + PWFS1está disponível em 2013A com NIRI, NIFS e GNIRS, para até 100 horas de utilização. PWFS1 fornece correção de tip/tilt/focus, melhorando a qualidade da imagem efetivamente de IQ70 para IQ20. Mais informações na página sobre o modo LGS + PWFS1 "Super seeing".

Gemini Sul

Instrumento Descrição
GMOS-S
Imageador e espectrógrafo óptico (0.36-0.93 µm)
GSAOI (1) Imageador de óptica adaptativa no IV próximo
NICI
imageador coronográfico de duplo canal no IV próximo (1-5µm)
GeMS (1) Sistema de óptica adaptativa multi-conjugada, oferecido para uso com GSAOI

(1)  Disponíveis em 2013A para as primeiras observações científicas. Potenciais usuários devem consultar as páginas web dos instrumentos para atualizações a medida que o comissionamento estiver em curso.

Intercâmbio Instrumental

  • Não haverá intercâmbio de tempo com o telescópio Keck em 2013A.
  • A comunidade Gemini terá direito ao intercâmbio de 4 a 10 noites clássicas no Subaru. Devem ser solicitadas noites inteiras e as missões serão distribuídas uniformemente em noites escuras, cinzas e brilhantes. As propostas devem ser submetidas através do processo normal do Gemini (PIT) - ver as orientações sobre o intercâmbio em Intercâmbio de tempo com Keck e Subaru e "Exchange Time" e a disponibilidade dos instrumentos na "Semester 2013A Call For Proposals" do Gemini, assim como na "Subaru 13A CfP".  
Observatório Instrumento Descrição Disponibilidade

Subaru

COMICS (1) Câmara e espectrógrafo no infravermelho médio

Modo Clássico

noites inteiras
Não foram definidas janelas  para 2013A.
Ver o comentário (4) abaixo.
FMOS (2) Espectrógrafo no infravermelho próximo multi-objeto alimentado por fibras
FOCAS (1) Espectrógrafo e câmara óptica
HDS (3) Espectrógrafo óptico de alta dispersão
IRCS (4) Câmara e espectrógrafo infravermelho
MOIRCS (1) Imageador e espectrógrafo multi-objeto no IV próximo
Suprime-Cam Imageador óptico de campo amplo

(1) Disponíveis em todo semestre 2013A, incluindo o uso do autoguider reparado em modo de risco compartilhado.

(2) Disponível nos modos de alta e baixa resolução com IRS1 e IRS2. Foram feitas alterações na cobertura de comprimento de onda para o modo de alta resolução.

(3) Um novo image slicer está disponível em modo de risco compartilhado.

(4) Disponível somente de fevereiro a maio de 2013.