Última atualização:
02/09/2011



 

Home LNA

 

 

 

 


Chamada para propostas: semestre 2012A

Data limite para submissão de propostas: 30 de setembro de 2011 às 24 horas de Brasília

Para mais informações sobre os destaques para 2012A e os instrumentos disponíveis, 
veja a Semester 2012A Call For Proposals publicada pelo Gemini.

Tempo disponível para a comunidade Brasileira:

  • 53 horas no Gemini Norte
  • 44 horas no Gemini Sul

Neste total estão incluídas as 35 horas em cada telescópio compradas do Reino Unido pelo Brasil, resultante de um acordo entre a União e o Science and Technology FacilityCouncil (STFC ), órgão responsável pelo gerenciamento da participação do Reino Unido no Gemini, que foi assinado pelo Ministro de Estado da Ciência e Technologia, Sergio Machado Rezende, no dia 4 de fevereiro de 2010. Ver mais detalhes no artigo "O Brasil dobra seu acesso ao Observatório Gemini" no número 11 do informativo LNA em dia.

Destaques

  • Confira primeiro os limites de acessibilidade aos alvos para 2012A:

    • Gemini Norte: os alvos devem estar limitados às coordenadas 4h < AR < 1h e -37 < dec < +90
      • Michelle provavelmente só estará disponível por um ou dois períodos curtos durante o semestre 2012A, dependendo da demanda.
    • Gemini Sul: os alvos devem estar limitados às coordenadas 5h < AR < 2h e -90 < dec < +28

      • NICI provavelmente será montado de meados de março a junho de 2012, e os alvos devem ser limitados ao intervalo 7h < RA < 0h. 
      • T-ReCS provavelmente será montado de maio a julho de 2012 e os alvos devem ser limitados ao intervalo  9h < AR < 2h.

    restrições adicionais para os programas que requerem acesso irrestrito (por exemplo, observações MOS que exigem pré-imagem, observações longas ou observações com condições observacionais rigorosas) e para programas com Laser Guide Star (LGS) no Gemini Norte (o LGS tem uma restrição em elevação mais rigorosa: > 40 graus). 

  • O programa Phase I Tool (PIT) foi atualizado para 2012A - veja a página do PIT para downloads e informações importantes.  

    • novo A NTAC/Gemini decidiu por novas regras para os anexos das propostas observacionais: excluindo-se os anexos dos resultados da Calculadora de Tempo de Integração, será permitido apenas 1 anexo com até 2 páginas para figuras e mais 1 anexo para as referências citadas nas Justificativas Científica e/ou Técnica.

    • Em fevereiro de 2011, a NTAC revisou as regras para concessão de bônus e aplicação de penalidades nas propostas para o Observatório Gemini - veja o Anexo I do Regimento Interno.

  • Menos propostas em fila estão sendo agendadas na Banda 3: o tempo em fila de cada parceiro será preenchido em até 80% com programas em banda 1, 2 e 3. O tempo agendado para as bandas 1 e 2 continua como antes: cerca de 30% do tempo total disponível em fila para cada uma destas bandas, mas para a banda 3 será agendado cerca de 20% em vez dos 40% restantes. 

  • Uma nova restrição de cobertura de nuvem foi definida: CC80%, correspondendo a 1 magnitude de extinção ou a 40% de transmissão. O Observatório continua recebendo propostas de tempo ruim (poor weather) usando as condições CC Any e IQ Any, as quais podem ser apresentadas a qualquer momento através do Phase I Tool.

  • A instalação dos CCDs Hamamatsu no GMOS-N precisou ser adiada. Como uma solução provisória, o Observatório Gemini comprou "deep depletion devices from e2v" (e2vDD), que deverão ser instalados em outubro-novembro de 2011. Estes CCDs têm melhor sensibilidade no azul e no vermelho em comparação com os detectores originais, e amplia a sensibilidade até 980 nm (onde a QE é de 20%). Enquanto se espera que os CCDs e2vDD estejam disponíveis em 2012A, os pesquisadores devem usar as características dos CCDs EEV para definir seus projetos, e adicionar uma breve descrição de como o programa mudará se os dispositivos e2vDD forem utilizados.

  • O comissionamento do FLAMINGOS-2 e do GSAOI no Gemini Sul terá a maior prioridade durante o semestre 2012A. Em fevereiro e março de 2012 apenas o GMOS-Sul estará disponível e os programas em fila serão executados principalmente durante as duas semanas de noites escuras de cada mês.
  • Aviso sobre a disponibilidade futura de instrumentos: com os novos instrumentos entrando em operação no Gemini Sul, é provável que o T-ReCS deixe de ser oferecido, talvez já em 2012B. Em 2012B ou 2013A, está previsto que o NICI seja substituído pelo GPI. No Gemini Norte, NIRI é um instrumento antigo e espera-se não ser mais oferecido após 2012B, ou possivelmente até mais cedo, se ele falhar.

Calendário

01/setembro/2011 Publicação da chamada para propostas 
30/setembro/2011 Data limite para submeter propostas à NTAC-Brasil 
7-8/novembro/2011 Reunião da NTAC-Brasil
18-19/novembro/2011 Reunião da ITAC
19/dezembro/2011 Disponibilização dos programas aprovados para completar a Fase II
05/janeiro/2012 Início da revisão da Fase II - 7 dias é o prazo esperado para resposta pelo BrGO (a partir de "For Review") e pelo CS do Gemini (a partir de "For Activation"). 
17/janeiro/2012 Data limite para submissão do detalhamento dos programas em Fase II  ("For Review") pelos PIs para o BrGO
30/janeiro/2012 Data limite para revisão da Fase II pelo BrGO, intercâmbio com os PIs para correções e submissão para o Gemini ("For Activation")
01/fevereiro/2012 Início do semestre 2012A

 

Lista dos Instrumentos disponíveis

Gemini Norte

Instrumento Descrição
GMOS-N Imageador e espectrógrafo no óptico (0.36-0.95 µm)
GNIRS * Espectrógrafo no IV próximo (1-5 µm)
Michelle ** Imageador e espectrógrafo no IV médio (7-26 µm)
NIFS Espectrógrafo de campo integral (IFU) no IV próximo (0.95-2.40 µm)
NIRI *** Imageador de baixa resolução no IV próximo (1-5 µm)
Altair Sistema de óptica adaptativa, oferecido para imageamento e espectroscopia com NIRI e NIFS
Uso do sistema laser de guiagem - Laser Guide Star 

*  GNIRS está sendo oferecido com óptica adaptativa usando "laser guide star".

** Michelle não está sendo oferecido no modo polarimetria, tanto imageamento quanto espectropolarimetria.

*** NIRI não está mais sendo oferecido para espectroscopia.   

Gemini Sul

Instrumento Descrição
GMOS-S
Imageador e espectrógrafo óptico (0.36-0.95 µm)
NICI
imageador coronográfico de duplo canal no IV próximo (1-5µm)
T-ReCS
Imageador e espectrógrafo de fenda longa no IV médio (8-26 µm)

Intercâmbio Instrumental

A comunidade Gemini terá direito ao intercâmbio de 4 a 8 noites clássicas no Subaru. As propostas devem ser submetidas através do processo normal do Gemini (PIT) - ver as orientações sobre o intercâmbio em Intercâmbio de tempo com Keck e Subaru e "Exchange Time".

  • Não haverá intercâmbio de tempo com o telescópio Keck em 2012A.
  • Subaru terá um extenso tempo de inatividade no semestre 2012A devido ao comissionamento do Hyper Suprime Cam, mas as datas ainda não foram determinadas. Janelas explícitas não foram definidos para 2012A. Portanto, os proponentes devem ser o mais flexível possível com as suas necessidades de programação. As observações serão agendadas em torno do "shutdown", de modo que o número de noites escura, cinza e brilhante será um terço do número total de noites alocadas. O pedido mínimo é de 1 noite - noites parciais não podem ser agendadas.


Observatório Instrumento Descrição Disponibilidade

Subaru

COMICS Câmara e espectrógrafo no infravermelho médio

Modo Clássico

noites inteiras
Não foram definidas janelas  para 2012A.
FMOS * Espectrógrafo no infravermelho próximo multi-objeto alimentado por fibras
HDS Espectrógrafo óptico de alta dispersão
IRCS Câmara e espectrógrafo infravermelho
MOIRCS Imageador e espectrógrafo multi-objeto no IV próximo
Suprime-Cam ** Imageador óptico de campo amplo

* Em modo de risco compartilhado para os modos de alta e baixa resolução com IRS1 e IRS2.

** Disponível na segunda metade do semestre 2012A apenas, em modo de risco compartilhado.