Última atualização:
31/08/2016

LNA   

Home LNA

Escritório Brasileiro do Observatório Gemini

 

LNA

OPD


Gemini

SOAR

Comentários e Sugestões: webmast@lna.br

BrGO

Gemini North and South


novo Chamada para propostas: semestre 2017A

Está aberta a chamada para propostas regulares de observação com o Observatório Gemini para o semestre 2017A.

Data limite para submissão de propostas:

30 de setembro de 2016, sexta-feira, às 23:59 (horário de Brasília)

Tempo disponível para a comunidade brasileira:

  • 74 horas no Gemini Norte
  • 74 horas no Gemini Sul

Para maiores informações sobre como submeter um projeto clique aqui ou acesse a página do Gemini.

Novidades para 2017A:

  • O instrumento visitante DSSI estará disponível no semestre 2017A, sendo a primeira metade do semestre ele estará disponível no Gemini Norte e a segunda metade no Gemini Sul.
  • O instrumento Phoenix (espectrógrafo echelle de alta resolução no infravermelho) estará disponível como instrumento visitante no Gemini Sul.
  • GPI (Imageador, polarímetro e espectrômetro de campo integral no infravermelho próximo, 0,9 - 2,4  µm, com coronógrafo e sistema de óptica adaptativa) disponível para todo o semestre. O modo com a máscara não-redundante (NRM - non-redundant mask) poderá estar disponível, condicional a um comissionamento que será realizado durante o semestre corrente.
  • TEXES - espectrógrafo de alta resolução (R ~ 4k a 100k) no infravermelho médio (5 a 25 microns. Este instrumento visitante estará disponível no Gemini Norte para o mês de fevereiro de 2017.

Calendário

31/agosto/2016 Abertura da chamada para propostas
30/setembro/2016 Data limite para submissão de propostas para 2017A
15/dezembro/2016 Publicação dos programas aprovados para 2017A
15/dezembro/2016 a 15/janeiro/2017 Período para detalhamento da Fase II

(31/08/2016)

 Projetos Aprovados em 2016 B

Confira aqui os projetos aprovados no Gemini para o semestre 2016 B.

(02/06/2016)

 Brasil Renova Acordo no Consórcio Gemini por mais 6 anos

O Ministério assina novo acordo de renovação do consórcio Gemini e garante o acesso de brasileiros aos telescópios do Gemini por mais 6 anos. Segundo este novo acordo, o Brasil possui agora uma fração de 6,96%.

Veja aqui o acordo de renovação assinado pelo ministro do MCTI, Celso Pansera, em 29 de dezembro de 2015.

(04/01/2016)

Novo banco de dados do Gemini disponível para testes

Está disponível uma versão beta para testes do novo banco de dados do Gemini.  Esse banco de dados foi  inteiramente desenhado e desenvolvido pelo observatório Gemini.  O novo sistema substituirá, até o final de 2015, os serviços prestados pelo CADC para arquivar e fornecer acesso aos dados do Gemini. O endereço de acesso do novo banco de dados é https://archive.gemini.edu . 

O BrGO encoraja todos os usuários a utilizarem este novo sistema e a enviarem dúvidas e sutestões. Qualquer sugestão pode ser enviada diretamente ao responsável pelo projeto no Gemini, Paul Hirst, pelo endereço phirst(at)gemini.edu, ou  também pode-se enviar as dúvidas ou comentários pelo helpdesk do Gemini.

Aqueles que possuem dados proprietários no Gemini e pretendem acessá-los através do novo sistema devem primeiramente criar uma conta e depois registrar seus projetos observacionais dentro dessa conta. O registro é feito utilizando o número de identificação do projeto (program ID) e a chave de acesso da Fase 2 (program key).  Para maiores informações acesse o link "Help" na página principal do archive.
(19/10/2015)

Fast Turnaround Também no Gemini Sul

Na última reunião do Board do Gemini foi aprovado que o modo Fast Turnaround também estará disponível para o Gemini Sul. A exemplo do Gemini Norte, o Sul também terá a fração de 10% do tempo alocada para o modo FT.  A primeira chamada para o Fast Turnaround incluindo o Gemini Sul será feita em outubro de 2015. As propostas para o modo FT serão submetidas e julgadas  em conjunto, para ambos os telescópios.

Usuários agora podem se inscrever em uma lista de emails para receber notificações sobre os prazos do Fast Turnaround. Para se inscrever basta enviar uma mensagem para gemini-FT-reminders+subscribe@gemini.edu. Da mesma forma para sair da lista basta enviar uma mensagem para  gemini-FT-reminders+unsubscribe@gemini.edu. Essa lista será utilizada para enviar emails mensais avisando sobre os prazos de submissão de propostas para o modo Fast Turnaround e notícias sobre modificações em programas que podem afetar usuários.

(21/09/2015)

GRACES - Dados Reduzidos Disponíveis

Em junho/julho de 2015 foram realizados testes de ciência (Science Verification - SV) no céu com o GRACES, onde foram obtidos espectros de vários objetos. Dentre eles uma estrela padrão espectrofotométrica (Feige 66), um quasar (PKS 1756+237), dois núcleos de galáxias espirais (M101 e NGC6946), uma nebulosa planetária (NGC 6818), uma estrela gêmea solar (HIP 74432) e algumas estrelas ricas em elementos alfa. Clique aqui para acessar todos os espectros reduzidos.
(21/09/2015)