Última atualização:
19/05/2008

Home LNA


 

Home - BrGO

Gemini Observatory

Sobre o Observatório Gemini

Informações para os usuários

Representantes Brasileiros

Publicações

Documentos

Galeria de Resultados

Gemini e o futuro da Astronomia

À Comunidade Astronômica Brasileira

Esse é um pedido de colaboração à Comunidade Astronômica Brasileira, feito pelo representante brasileiro no Comitê Científico do Observatório Gemini (GSC), Dr. Basílio Santiago (IF-UFRGS), em 8 de maio. Ao mesmo tempo, é também uma oportunidade para a comunidade brasileira se manifestar e levar adiante sua visão de futuro da pesquisa em Astronomia, no Brasil e no mundo.

Preâmbulo

O Observatório Gemini iniciou, este ano, um processo de planejamento de longo prazo, cuja parte científica está a cargo do GSC. O GSC tem até final de agosto para entregar à direção do observatório uma versão preliminar de suas recomendações sobre o papel dos Gemini no futuro da Astronomia para os próximos 10 a 15 anos, quando telescópios de muito maior porte e missões espaciais de grande envergadura estarão em execução.

Tal trabalho requer um processo de antecipação do futuro quanto ao tipo de pesquisa e às técnicas de observação e recursos instrumentais, bem como a avaliação das vocações observacionais dos Gemini neste cenário futuro.

Como parte do processo, foi inquirido dentro do GSC se havia documentos de planejamento de longo prazo por parte das comunidades nacionais participantes do consórcio. Documentos que se encaixam nesta definição parecem existir na Austrália e Canadá. Aos representantes dos demais foi recomendada a elaboração de algum documento com idéias próprias dos membros do GSC e, se possível, de outros compatriotas, sobre essa difícil tarefa de planejamento de longo prazo da ciência dos Gemini e de seus países.

Solicitação

Solicita-se a manifestação em relação a questões de planejamento de longo prazo, tais como:

  • Potenciais novidades na área de instrumentação astronômica para os próximos anos. O Dr. Santiago cita, como exemplo, a conferência: Telescópios e Instrumentação Astronômica da SPIE, a ser realizada em Marselha, França, em junho próximo (http://spie.org/astronomical-instrumentation.xml).
  • Futuro da pesquisa astronômica em escala internacional com a entrada em operação dos chamados Extremely Large Telescopes (ELTs), ALMA, SKA, etc, e das futuras missões espaciais (JWST, GAIA, SIM, etc).
  • Formas de inserção do Brasil nesses novos contextos de instrumentação e projetos futuros. Aqui, chama-se atenção ao evento: A Glimpse into the Future of Astronomy (www.on.br/glimpse), no MCT/ON, Rio de Janeiro, em 27 e 28 de maio.
  • Formas de inserção eficiente dos Gemini nesses mesmos novos contextos.

Encoraja-se todos a enviar o máximo de opiniões – opiniões livres e/ou comentários/críticas sobre o assunto, sendo que idéias novas e corajosas são bem vindas. Favor enviar as manifestações por email para (email Basílio Santiago).

Ver um texto (muito preliminar) sobre o assunto, redigido por Basílio Santiago.